Como ler a Suma Teológica

/
0 Comentários
Vou dar uma dica para ler a Suma Teológica. É uma boa dica. Em primeiro lugar você não vai na Suma para aprender tanto as coisas, mas sim como se concluem as coisas. Ou seja, é a ferramenta filosófica da dialética. As coisas da religião você já deveria ter aprendido no Catecismo. A Suma é para quem já sabe nossa religião.

Ou seja, por ser um discurso que usa ferramentas de filosofia, não se deve ler muito, mas prestar muita atenção. Portanto você deve ler apenas um artigo por dia. SÓ UM. Parece pouco, não, você vai ler e reler até entender. Até entender. Uma lição por dia. Você vai ler os argumentos a favor e contra, e entender porque os contra não funcionam. Isso não é fácil não. Você vai ler até dizer para si mesmo que entendeu, até dizer "estou pronto para prova". Seja honesto, é difícil. É um edifício de argumentos, como o arco de uma catedral, uma coluna contra e uma coluna favor terminando na conclusão que é o lindo arco, que será base de outro argumento em outro artigo e assim vai.

Você aprenderá que mesmo no texto dos argumentos encontrará grandes lições. Por isso tem de ir e voltar, ponderando e tentando repetir na sua cabeça. Fica nesse artigo e não saia. Amanhã você vai em outro. Sem ansiedade. Sua cabeça é limitada, se ler muito vai só ler por ler. Tem de ler e entender.

(Lógico que vão aparecer os que dirão fazendo beicinho: "eu leio vários de uma vez e entendo tudo de primeira". Mmmmm, espertão, última bolacha de Salamanca, afilhado do Duns Scotus, secretário de Aristóteles!)


Você também pode gostar

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.