Toda Bíblia é Bíblia de estudos

/
3 Comentários


Na minha opinião, toda Bíblia é Bíblia de estudos. Há uma certa ilusão protestante de que se você for mais fundo na língua hebraica ou grega você pega a mensagem mais profunda. Isso é um beco sem saída até para a Filosofia. Quem não tem a Tradição, quem está separado da videira, só tem as palavras para se apegar. 

A mensagem mais profunda vem do Alto, não das palavras. Quem te ensina é o Espírito Santo. Você aprende mais metidando um versículo por uma hora do que lendo em uma hora mil versículos. E você pode aprender em um segundo por inspiração divina o que levaria dez vidas. E para que reinventar a roda? Tem 2000 anos de exegese dos grandes santos por ai. Vocês acham que as coisas bonitas que digo eu que pensei? Não, eu aprendi com nossos antecessores na Igreja. E todos aprendem do Espírito Santo. E o Espírito Santo, também ensinando a comunhão dos santos, quer que aprendamos deles, dos grandes santos e da Tradição. Foi como disse Abrãao ao rico condenado, quem não ouviu a Moisés e os profetas não ouviriam nem um defunto ressuscitado. Ora, o Deus que dispensa um milagre em nome do estudo da tradição dos profetas para a salvação realmente deseja que aprendamos com a Igreja passada, a Igreja triunfante, a sabedoria dos mortos para o Mundo, mas vivos com Deus. Eles já deixaram uma herança imensa ai. 

Um católico que fica bestificado ou em dúvida com algum trecho da Bíblia e não vai se esclarecer nos últimos 2000 anos de sabedoria na Igreja é como um homem que ganhou uma herança milionária do pai e fica mendigando comida na rua, sem saber que é rico. 


Você também pode gostar

3 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.