Qaundo o Diabo tentou com a Bíblia

/
1 Comentários


A leitura das tentações de hoje foi a de São Lucas. Eu prefiro a passagem de São Lucas à de São Mateus. Porque em São Lucas a tentação de adorar o Diabo não é a mais terrível. Realmente é muito difícil se tornar assim abertamente um satanista. São Lucas coloca esta como a segunda. Para o santo doutor, a pior tentação é a do Templo, a terceira. É a pior delas, de fato, é a mais velhaca e nela nós caímos o tempo todo. 

O Capeta cita a Bíblia e se enche de razões, razões justas, razões ponderadas, razões exético-teológicas, tendo mesmo carregado o Salvador em seus braços no alto do Templo, a casa do Senhor. Irônico isso, o Filho de Deus se deixa ser conduzido pelo Cujo até a casa do Pai... e lá o Inimigo é muito gentil e razoável, piedosamente citando o Salmo de Davi com a boca doce feito um grande doutor. Pois é, o Diabo cita a Escritura com muito talento e sabedoria, e não se queima nem é exorcizado, pelo contrário, fica lado a lado com o Salvador, citando a Verdade para o Verbo. Ora, ora, quantos de nós não cairíamos? Estava na Bíblia, não estava? Era a palavra de Deus, não era? Deus nunca mentiria em sua palavra, não mentiria? Deus nunca deixaria Jesus cair, não deixaria? Não, não deixaria. Então por que era uma tentação? Deus não é fiel? Não estava na casa de Deus? Não havia fé na Palavra de Deus? Seria pecado seguir a Bíblia? Seria pecado fazer o que Deus disse?

Sim, seria. Jesus disse com razão, seria tentar a Deus, obrigar o Altíssimo a agir apenas por conta de nossa vontade, e não a dele, chantagear a Deus com sua Palavra. Tentação bem astuta, bem malandra, que a maioria das pessoas, até religiosas, cairia. Aliás, apenas pessoas que conhecessem a Bíblia cairiam. Se fosse com um ignorante que não soubesse nada, o Diabo não viria com esta. É de se pensar. Conhecer apenas a letra da Lei, sem seu sentido profundo e espiritual, é também abrir a guarda ao Maligno em novas e mais perversas tentações.  Quando convém, até com a Verdade o Diabo atenta. Vade retro, Satana! Não me ofereças coisas vãs, nem com a Bíblia na boca!!!


Você também pode gostar

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.