A decadência da Cidade de Deus.

/
5 Comentários


Filho, eu não acho que a decadência da Igreja começou no Concílio Vaticano II, esta foi a cota do século XX. Eu acho que começou no século XIV (eu disse catorze). O buraco vem de antes do Brasil ser descoberto, antes da Reforma, antes do Concílio de Constança e veio só se alargando ao longo dos séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX (e um bocado nele), XX e esta droga de XXI. Relaxe que o XXII será ainda pior. O processo de desconstrução da Igreja apenas veio veio veio... Hegemonia, quando tivemos, foi brevíssima se compararmos ao tamanho da História. 

Mas, por outro lado, todo o tempo do Espírito Santo, o tempo da Igreja, se dá num processo apocalíptico, então todos estes males já deveriam acontecer. É um milagre termidonâmico: Assim como a entropia do universo sempre aumenta, a desagregação da Cidade de Deus enquanto peregrina na Cidade dos Homens também. Porém por mais que a entropia sempre aumente, o universo está ai, nada indicando que a curto prazo terá um fim natural.

Nosso Senhor prometeu que sua Igreja não teria fim, nunca que ela seria gloriosa e gigante neste mundo.

Deus nos pôs neste tempo. Fazer o quê? Pelo menos temos antibióticos, Liturgia das Horas para iphone e os filmes do Batman...


Você também pode gostar

5 comentários:

  1. Filmes do Batman? Os dois primeiros com o Michael Keaton tudo bem, são muito bons; agora os outros dois, DEUS me livre de tal horror :P

    ResponderExcluir
  2. Frei, veja o filme "O Regresso".....muito bom !
    abs

    ResponderExcluir
  3. Acho que particularmente o maior problema é participar das paróquias bagunçadas que, até onde vi, são maioria. Me sinto órfão cercado dos "fiéis" modernos, procurando todo o tempo focar em Jesus na Eucaristia.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.