Do ceticismo político

/
1 Comentários
Efetividade política


Você não pode discutir com um cético, porque ele sempre vai entrar no beco sem saída de discutir a essência da realidade, até o ponto de dizer "o que é discutir?", "o que é sim e não?", "o que é proposição?". Mande pastar. No sentido aristotélico. Ou bovino também.

Um tipo refinado de cético agora é um que exige "resultados políticos efetivos". Francamente eu não conseguiria dizer que resultados efetivos das minhas ações são geradas nem no circo que é uma empresa, quanto mais em política e com todas suas aleatoriedades e complexidades. E por mais que você responda com algo de bom senso como "estou espalhando contra-informação" ou "estou formando colegas" ou ainda o simples "estou dizendo a verdade, porra!" ele vai pedir "resultados políticos efetivos", que só existem na ação individual se você for um homem-bomba ou estiver com uma faca escondida na toga para furar Júlio César. Ai sim, você vai lá e faz "resultados políticos efetivos" na esfera individual. Mas em qualquer assunto coletivo, mesmo reunião de condomínio, você não faz a mínima idéia do "resultado político efetivo".

Enfim, mande pastar. Acho que um homem destes enervaria até mesmo Lênin e Gramsci com suas choradeiras. 


Você também pode gostar

Um comentário:

  1. Para a Diocese de Garanhuns, PE, “resultados políticos efetivos”, não é mais um probleminha. Após a saída da Diocese de Dom Fernando Guimarães, que assumiu o Ordinariato Militar do Brasil, o novo Bispo de Garanhuns seguiu um caminho oposto, criando um campo de preparação (sítio Cruz c/anel de tucum) para cristãos leigos e leigas para a atuação política por meio da reflexão crítica das realidades socioeconômicas e políticas da sociedade atual, bem como suscitar ações interventivas nesta mesma realidade, refletido as temáticas como 'O Antigo Testamento e o Sonho de Deus', 'Jesus, o Reino e a política', 'História dos Movimentos Sociais', 'Doutrina Social da Igreja', 'Cultura do Bem Viver', dentre outros.
    Fontes:
    http://www.diocesegaranhuns.org/novo/Visualiza_Noticia.php?id=343
    https://docs.google.com/forms/d/15WmWw3tL20VYo6rwIc2W52ieyVTNCMLNIouHz9G2PZc/viewform?edit_requested=true

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.