Meditações na Páscoa IV - O levantar-se do Salvador

/
0 Comentários
Meditações na Páscoa IV - "O levantar-se do Salvador"

João 13,1-4 sem dúvida alguma é um dos trecho teológica e estilisticamente mais poderosos de toda Sagrada Escritura. O Apóstolo consegue traçar um crescente das causas espirituais da Paixão de Cristo que tem uma força e um poder de palavras como poucos em toda literatura da humanidade. Dá para imaginar o Sagrado Coração de Jesus se enchendo de amor e angústia até que ele se levanta e com o lava-pés começa todo o processo de sua Paixão.

Neste singelo "levantar-se" a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade começa a manifestar toda sua força e sentido de sua missão. Cristo, aparentemente um homem comum, levanta-se como um homem de sua cadeira/triclínio. Porém é mais que um homem, é Deus que se levanta e poe dispersos seus inimigos, como diz o salmista. A História Sagrada conta que o imperador Assuero levantou-se em honra da santa rainha Ester, sendo imperador não precisava se levantar para ninguém, agraciou Ester ao se levantar. Assim Jesus, maior que Assuero, Salomão ou Tibério César se levanta para lavar os pés humilde, como será humildemente levantado na Cruz para morrer. É um levantar-se de ação, mas não uma ação mundanamente gloriosa, é algo sobrenatural de uma força que vai além do que o mundo compreende. Jesus se levanta para lavar os pés, mais tarde será levantado para salvar o mundo. 

"Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou. Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo - sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela... "

Como não sentir a força tremenda das palavras do evangelista? Como não sentir-se, dos pés a cabeça, lavado, como queria Pedro, com a força do desígnio de salvação de Deus?  


Você também pode gostar

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.