Considerações sobre excomunhão automática

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Catedral paulistana, uma nobre cátedra sob sérias dúvidas


Na lei dos homens é mais grave dizer que é crime algo que pode não ser crime. - In dubio pro reu

Na lei de Deus é mais grave dizer não ser pecado algo que pode ser pecado.  - In dubio contra peccati 

Tudo depende das consequências, os chamados erros estatísticos tipo I ou II. O que é mais grave? Rejeitar algo verdadeiro ou não rejeitar algo falso? Depende do que é este erro.

A lógica é cristalina e até mesmo um Cleaner, cuja inteligência é pequena, pode entender: Correr o risco de acusar alguém de crime é grave, com sérias consequências penais e morais. Porém correr o risco de colaborar com a perdição de almas, reforçando alguém no pecado é mesmo terrível, peca quem peca e peca você.

A regra é clara, não basta obedecer, não pode ensinar a desobedecer:


"Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus." - Mt 5,17

Ou seja, na lei dos homens é mais prudente não acusar um criminoso (quantos existem impunes!) do que acusar um inocente. Na lei de Deus é mais prudente estimular a evitar o pecado do que reforçar um pecador no seu ato pecaminoso. O laxismo e os escrúpulos não são perfeitos antípodas, é mais arriscado para a salvação ser laxista que ser escrupuloso.

Convenhamos, se algo é imoral o suficiente para se cogitar se é pecado ou vício, excomunhão automática ou não, francamente, você vai assumir o risco para si de dizer que NÃO É errado ou que NÃO HÁ tal sanção?

Eu consigo rapidamente com meu raciocínio bolar caminhos diferentes para dizer que certa ação é pecado ou não é pecado, é excomunhão automática ou não. Só que eu não sou nem promotor nem advogado de defesa, sou alguém que se preocupa com as almas. Neste caso a prudência manda evitar o ato em função da cominação da penalidade canônica mais grave.

Trocando em miúdos o juridiquês e a estatística: Deus disse ao profeta Ezequiel que se ele seria responsável pela vida daquele ao qual ele não reprovasse o pecado.

Trocando mais em miúdos ainda, vou eu dizer que tal ação não é excomunhão automática, sendo que há caminhos lógicos afirmando que é, e sabendo que, se algo há dúvida de que foi ou é excomunhão automática, já é pecado mortal FAZ TEMPO? Vou eu me arriscar a estimular o pecado? Ou eu me arriscar a manter alguém na excomunhão automática? Vou eu por minha alma na fogueira estimulando o mal por diatribes jurídicos canônicos?

Senhores, na dúvida, contra o pecado. Além do mais, tal é o estatuto da excomunhão automática que nossa opinião afirmando ou não afirmando não muda a natureza da penalidade, que é sobrenatural. Quem está excomungado latae sententiae está. E não podemos fazer nada, exceto estimulá-lo à conversão.

Em tempo, #Olavotemrazão



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6 comentários:

  1. Ramalhete, Ramalhete. Seu blog fake é um primor de cinismo e cara-de-pau. Como se sentiriam seus diletos filhos espirituais, caso viessem a descobrir a verdadeira identidade do Frei Rojão?

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    1. Meu nome é Alexandre M F Silva https://www.facebook.com/silva.alexandre.90

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  2. Vou deixar seu comentário aqui para que todos, quiçá o próprio Ramalhete que calunias, possam ver o quão ridículo você é.

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  3. Estou plenamente convencido de que Carlos Ramalhete é o autor desse blog. As semelhanças de estilo e de referências são muitas. Quanto a cinismo e cara-de-pau, penso que um leitor isento e desapaixonado de seus textos pode avaliar por si mesmo.

    Alexandre M F Silva

    https://www.facebook.com/silva.alexandre.90

    Não sou um anônimo, isso está bem claro.

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  4. Obrigado pelas palavras, Frei. Essa situação tem me deixado bastante aflito.

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  5. Meu caro Frei Rojão/Carlos Ramalhete: fique frio. Essa é uma conspiração clerical das bem grandes. Sou um pobre pé de chinelo e nada posso fazer. Siga em paz com suas piedosas admoestações aos senhores bispos...

    Alexandre M F Silva

    https://www.facebook.com/silva.alexandre.90

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