Denotativo e conotativo

/
4 Comentários
Pela milésima vez:

Sentido denotativo é o sentido literal da expressão. Decorem: DEnotativo é de DEscrição.

Exemplo: "Eu cai sentado e machuquei a bunda."

- Bunda é bunda. Quem cai sentado literalmente machuca a bunda.

Sentido conotativo é o sentido figurado das palavras, é a metáfora. Decorem: COnotativo é "COmo se fosse"

Exemplo: "No deserto, vencendo as tentações, Jesus chutou a bunda de Satanás"

- Ora, sendo Satanás um espírito, ele não tem bunda que seja chutável. "Chutar a bunda" significa despedir de maneira humilhante, em sentido figurado, com a mesma sensação de vergonha de ter o traseiro chutado



Alguém irá me invectivar a gracinha mas em verdade em verdade eu vos digo: nunca mais esquecerão a diferença entre sentido conotativo e denotativo assim!



Você também pode gostar

4 comentários:

  1. De alguma forma, seria semelhante ao conceito que temos de "em breve", idem de Deus ao mesmo, diferenciando-se do nosso modo de entender, ser e prevalecer.
    Roger

    ResponderExcluir
  2. Veja se entendi: gostaria de chutar a bunda das duas favoritas ao trono brasileiro, em sentido denotativo. Como a lei eleitoral protege o traseiro da esquerda em sentido conotativo, chutarei a bunda das representantes comerciais do "coisa ruim", também em sentido conotativo (ou seria denotativo?), com um voto denotativo de protesto (ou seria conotativo?). Parece confuso, mas, em janeiro, os nossos traseiros, indiferente do resultado, ficarão à disposição e não quero nem imaginar o sentido. Como já dizia Figueiredo, quem tem (...), tem medo! (sentido conotativo, óbvio!).

    ResponderExcluir
  3. Frei, me assustei. Não conseguia mais acessar o seu site. Aparecia uma mensagem dizento que eu tinha que ser convidado pra isso. Logo eu que gosto muito e acesso umas três vezes por dia. Hoje consegui. Obrigado.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.