''Mas só que não''

/
4 Comentários
Exemplo de Lei:

Art. 1 - Todos têm direito ao XPTO
Art. 2 - Mas só que não, - veja bem, assim assado - a discrição da Administração ou sentença dos tribunais
Art.3 - Revogam-se todas as disposições ao contrário


Toda constituições modernas têm um lindo capítulo sobre direitos. Eles são lindos, você até se emociona lendo-os.

O problema é que algumas páginas depois, seja na lei, seja na jurisprudência, estes direitos sempre tem um "MAS...". Ou seja, o "MAS" ai mela tudo. Nesses MAS os tiranos com sua razão de Estado torta se escondem. Nesses MAS os juízes venais arrancam sua liberdade. Nesses "MAS"es os governos pintam e bordam e tiram seus direitos. 

Exemplinhos rápidos: Você tem direito à propriedade, MAS ela atende à função social (ie, te roubam ela para dar aos grileiros profissionais do MST amigos do governo). Todos são iguais sem distinção de cor e raça MAS é aceitável que os brancos sejam tungados pelos negros nas injustíssimas cotas raciais.  Toda compra do governo deve ter licitação para os menores preços e melhores condições MAS em casos urgentes, de relevância ou segurança nacional não precisa (e obviamente o governo faz de tudo para cair nestes casos). Todos tem direito à saúde pública de qualidade MAS na medida do possível e este possível é o posto de saúde horroroso. O governo não pode instituir impostos novos sobre o que já tem imposto incidindo MAS pode instituir contribuições sociais que são cobradas feito imposto pelo governo que cobra imposto naquilo em que já se paga imposto. Todo funcionário público deve ser concursado MAS para cargos de confiança não precisa. O direito à vida é inviolável desde a concepção MAS seres humanos gerados num estupro podem ser abortados. Enfim, a lista é extensa, se pensar em mais, mais acharei...

Podem ver, não há um trechinho de lei rigorosa, justa e louvável que não aceite depois um "mas só que não", escrito em linguagem jurídica muito bela na própria lei, ou vazado em discursos dos juizes dos excelsos superiores tribunais. É por isso que a Cidade dos Homens é  terrena, mundana, mesquinha e sujeita ao pecado. Na Cidade de Deus o "sim é sim; o não é não e o que vem além disso vem do Maligno". 


Você também pode gostar

4 comentários:

  1. http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/09/reportagem-exclusiva-de-veja-arrasadora.html

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=zeNZ4VTzens

    ResponderExcluir
  3. MAS...
    Se não elaborarem as leis de modos que dêem oportunidade a acréscimos dos "mas" de acordo com as conveniências e/ou interesses pessoais e partidárias a coisa não funciona conforme "deve", estaria muito monótona, sem adrenalina!
    Sem o "mas", de como daria jeito de montarem um esquema como o recente vindo a público, agora denominado "Petrolão"?
    Apesar de que, se as coisas estão tão desarrumadas no topo, o problema está de fato é mais embaixo, é o reflexo da situação na camada inferior, a qual, salvo engano está muito corroída, logo a casa está fundamentada num terreno com camadas de erosão!
    Convenhamos, salvo as exceções de sempre: o povo brasileiro, para o qual o real valor do governo se fundamenta em provê-lo suficientemente de bem materiais, pouco ou nada se lixando para o resto, que tipo de massa humana é essa, sendo o pior ainda ser avalizado por instituições "religiosas" aos quais ainda se ajunta.
    Ao acaso acha que a CNBB estaria fora disso?
    Tenho minhas dúvidas: se o PT não mexesse mais recentemente no bolso da tribo tupiniquim, se Dilma e seus comunas não estariam entronizados!
    Daí, a somatória final de mentalidades relativistas dessas têm que fazer do "mas" o seu meio de vida, subsistindo às expensas das vias da ilegalidades, sempre amparadas pelos "mas"!

    ResponderExcluir
  4. Quando mostrarem os nomes dos envolvidos no novo escândalo, será apresentado como o irmão maior do mensalão, tem bem mais fundos, acho que terá uma renovação na Câmara e Senado e os PeTistas devem saborear a maior derrota da historia, também nas bases de aluguel PP e PMDB, sendo o famoso picareta de aluguel PMDB.
    SQUENTA NÃO, AECIO VEM AÍ com o 45, e Marina é Dilma, são as mesmas traias; a disputa entre deve ser ser uma farsa, uma "BRIGA DE ARAQUE" do PT com o PSB, montagem das brabas para tirarem os votos do Aécio, acabar com ele logo no começo e ficarem as duas de casa para o segundo turno, mas na verdade, pois se ganhasse Dilma ou Marina estariam em casa, como trocar cebola, pois Maria iria querer Lula caninha 51 por seu conselheiro.
    A COISA TÁ PRO CÊ, AECIO!
    Anon Henoc

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.