À aula de exegese relativista e herética eu faltei mesmo

/
8 Comentários


"O senhor deve ter faltado à aula de exegese bíblica."

À aula de exegese relativista e herética eu faltei mesmo. Deve ser dessa aula ai que você está falando.

"Em nenhuma dessas citações Jesus pregou sobre o Demônio, mas sobre a salvação. Vigilância para se manter num caminho de conversão que leva à salvação. Me desculpe mas quem está colocando a ênfase no demônio e o senhor frei e não Jesus."

Ui, ui, ui, que bom-mocismo! Isso é papo furado bom para ONG e maçonaria, não para um católico fiel seguidor de Cristo. Temos três inimigos, o Mundo, a Carne e o Demônio, é doutrina da Igreja. Se todos estão a favor e apenas devemos ser bonzinhos, então estamos todos juntos, né? Relativismo demoníaco.

Olha o tamanho da BOBAGEM que você tem o despudor de escrever, numa distinção de emergência. Como é que é? Jesus que deu poder e enviou os discípulos a libertar os homens do demônio, seja pelo pecado, seja por ações mais diretas, onde a possessão é um caso extremo, vem me dizendo que Jesus não ensinou a combater ao Mal e ao Pai da mentira???

"Em nenhuma dessas citações Jesus pregou sobre o Demônio, mas sobre a salvação". Que bela figura retórica, que contrafação contra o Cristo que ensinou tanto sobre o Maligno, com palavras e atos. Este argumento é tanto mais furado quanto pode ser usado em qualquer ocasião. Uma analogia:


Imagine um advogado defendendo um réu de furto, diante do juiz: "Em nenhum artigo do Código Penal se fala sobre o furto, mas sobre a cidadania.". Ora, tenha a santa paciência já que a santa doutrina não tens! É óbvio que um juiz iria esfregar o Artigo 155 na cara de tal advogado relativista, que protestaria dizendo que "quem está colocando a ênfase no furto é o senhor juiz e não o Código Penal". Ridículo! Felizmente tal advogado não existe, seria ridículo demais, mas tal "teólogo" se arroga a ser assim. O sujeito vem falar bobagem negando ensinamento da Igreja, eu esfrego suas fuças heréticas no santo evangelho para ele ler o que está escrito e agora me vem com "ênfases"??? Estar escrito não é "ênfase" o suficiente? Essa é boa. Agora somos culpados de "ênfases" pro citarmos as santas palavras de salvação de Jesus!!!

Eis o relativismo. Não vale o que está escrito, vale o que o "teólogo e exegeta" em seus valores tortos diz. Não vale o que Jesus ensinou e a Igreja católica repete, vale o que o sujeito afirma. Ele sabe o que disse Jesus além do que está escrito nos Santos Evangelhos, ele conhece Jesus mais que Mateus, João ou Pedro. Este mesmo Jesus que disse que o sim seria o sim, o não seria o não "e o que vem além disso é do Maligno". Não só Jesus ensinou o dever de lutar contra as obras do Demônio como mostrou que o relativismo É DEMONÍACO POR EXCELÊNCIA.

Talvez por isso o tal se incomode. Falei mal do chefe!

"Caro frei... o senhor mistura exegese bíblica com dogmática... fez teologia por correspondência?"

Pelo péssimo nível do que você diz, nem este curso por correpondência você fez, hein?

Apenas quem tem um asno entre as orelhas compartimentaliza uma ciência fora do estrito ambiente de ensino. Como se houvessem compartimentos estanques! A Exegese está a serviço do ensinamento da doutrina da Igreja, assim como a Dogmática, assim como a Moral, assim como a Metafísica, assim como a Angelologia, assim qualquer outro ramo. 

Imagine só um físico falando "Estamos discutindo Mecânica Quântica e agora você usa conceitos de termodinâmica?" - como se tudo não fosse leis universais da física.

Imagine só um promotor falando "Estamos discutindo direito penal e agora você aventa direito civil?" - como se não houvesse um único direito.

Imagine só um literato falando "Estamos discutindo romantismo e agora você faz analogia o simbolismo?" - como se os movimentos fossem estanques.

Imagine só um matemático falando "Estamos discutindo trigonometria e agora você recai em  álgebra?" - como se a matemática não fosse um todo coeso.

Imagine só um gramático falando "Estamos discutindo sintaxe e agora você argumenta com ortografia?" - como se a língua tivesse pequenos compartimentos.

Só nesta cabecinha torta a Exegese Bíblica pudesse ser separada do dogma de fé, como se não fosse a Escritura de onde se haurisse o ensinamento da dogmática. Para que fazer exegese então? Se não há doutrina, prefiro fazer a exegese de um poema de Rimbauld ou de um livro de Machado. A Bíblia é a Bíblia porque a doutrina diz que ela é inspirada, caso contrário não teria mais interesse do que despertam a Ilíada ou a Epopéia de Gilgamesh. É a doutrina que nos faz ler a Bíblia, não suas virtudes de literatura.

"Se publicas um artigo devias ser capaz de discuti-lo até mesmo para ter um efeito apologético. Mas seus argumentos sao tao mal colocados, sem lógica e sem conteúdo sustentável. Que pena. Achei que o senhor era capaz de um debate maduro. Cuidado. Por falar tanto em Demônio ele deve estar embotando sua mente."

Mimimimimimimimimimi... levou pela cara e agora cai no chão e simula falta, numa falsa superioridade de quem levou um chute no traseiro. "Debate maduro" é o sujeito que manipula rótulos e é incapaz de chegar a uma negativa do que escrevi usando lógica. Discutir o quê?  Eu discuto o que pode ser dicutido, não a santa doutrina celeste, esta eu acato, pois é palavra de salvação. As palavras de Jesus não merecem discussão, e sim serem aceitas. Você nega as palavras claríssimas de Jesus, não tenho parte contigo! Minha parte é com a Igreja, com Jesus, com nosso Santo Padre, com os mártires, anjos e santos!

Contra negantem principia non disputatur. Você nega as palavras de Jesus e a doutrina da Igreja, nem quero saber de gastar tempo com você. Dirijo-me ao rebalho de Cristo. Aliás, de todas as estupidezas das quais já me acusaram, não ser apologético é a primeira. Eu chego a perder rigor teológico para ser apologético várias vezes nestes últimos cinco anos escrevendo em blog. E como assim "falar tanto" do Demônio? O que é "falar tanto"? Escrevi uns pares de artigos recentemente, em cinco anos de blog. Eu falo que que precisa ser falado, quando quiser. Ah, isso sim é falta de argumento.

De resto, por que insistes aqui? Há um mundo na internet para leres.

Mas se quiser vir aqui na minha casa para falar, aqui é uma casa católica, e a teologia aqui é aquela das boas, não mimimimimi de quem fala muito e tem pouco conteúdo.


Você também pode gostar

8 comentários:

  1. Frei, o Pe. Quevedo escreveu um livro sobre isto. Dificil acreditar nas suas teorias...disse que tudo e. " o inconsciente " .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para meditação dos que dizem que o diabo "non ekziste", como diz o pe herege Quevedo.
      Algumas provas na Bíblia da existência do demônio:
      Jesus expulsou demônios de várias pessoas:
      Mc 1,21) Possesso de Cafarnaum,
      (Mt 8,28) Os dois possessos de Gerasa,
      (Lc 11,14) O possesso mudo,
      (Mc 7,24) A jovem Cananéia possessa,
      (Ap 12,7-9) “Então houve uma batalha no céu. Satanás foi expulso do céu pelo anjo Miguel”,
      (Sl 106,37) “... sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios”,
      (Mt 8,31) “E os demônios rogavam-lhe, dizendo: Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos”.
      (Mt 9,33) “E, expulso o demônio, falou o mudo e as multidões se admiraram, dizendo: Nunca tal se viu em Israel”.
      Mt 25,41) “Afastai-vos de Mim, maldito para o fogo eterno”.
      (Mt 10,8) “Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”.
      (Mt 17,18) “Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado”.
      (Mc 1,34) “... e ele curou muitos doentes atacados de diversas moléstias, e expulsou muitos demônios; mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam”.
      (Mc 6,13) “... e expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”.
      (Mc 9,38) “Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia”.
      (Mc 16,9) “Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios”.
      (Mc 16,17) “E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas”.
      (Lc 4,33) “Havia na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo; e gritou em alta voz”.
      (Lc 8,2) “... bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios”.
      (Lc 9,1) “Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças”.
      (Lc 11,14) “Estava Jesus expulsando um demônio, que era mudo; e aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e as multidões se admiraram”.
      (Tg 2,19) “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem”.
      (Tob 6,16) “O demônio tem poder sobre os que se casam sem a benção de Deus”.
      Algumas provas na Bíblia da existência do inferno.
      (Mt 10,28) “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.
      (Mt 16,18) “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as potências do inferno não prevalecerão contra ela”.
      (Mt 18,9) “E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno”.
      (Mc 9,43) “E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga”.
      (Lc 16,23) “No inferno, o rico ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio”.
      (Ap 20,14) “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”.
      Anon Henoc

      Excluir
  2. EIS QUE AO LER DO "TEÓLOGO" O ACUSANDO DE "...O ACHEI QUE O SR. ERA CAPAZ DE UM DIÁLOGO MADURO...
    QUASE CAÍ DURO!
    Simplesmente pelo fato que me dispersei, logo associei sua acusação ao ditador Maduro da Venezuela, e isso não estava na programação - fiquei nervoso, tirou-me do foco do assunto - e por falar nele, anuncio a esse "teólogo" que o Maduro está patrocinando na Venezuela um culto todo especial ao deus Já-Foi-Tarde Chávez, por obra e graça de montagem dos divinos laboratorios de engenharia sociais; aliás, em breve surgirão "templos, sacerdotes, congregações religiosas e muitas preces" sob seus auspícios, como um recém "Pai Nosso" em que pede a intercessão desse deus a quem os socialistas se dirigem, pedindo ajuda para se livrarem 'da tentação do capitalismo'. “Dê-nos sua luz para nos guiar todos os dias, não nos deixe cair na tentação do capitalismo, mas livra-nos do mal, da oligarquia, do crime de contrabando, da burguesia, porque somos a pátria, a paz e a vida.
    Como se nota, é uma religião tão forte que dispensa o Senhor Deus de Israel, Jesus Cristo, mas agora o deus empossado doravante cuidará e proverá de tudo o povo venezuelano, inclusive de papel hiigiênico faltante, embora eu pense que nem seja tão necessario, dado o jejum compulsório a que o povo está submetido.
    Importante: essa esse prece exclui os dirigentes e de alguma forma vinculados ao deus-Estado comunista legado ao povo venezuelano por essa entidade divina, apenas os que estiverem fora do partido do recém entronizado deus Chávez.
    Sei não; creio que o interpelante do sr. frei é adorador de entidades, uma delas, a mais nova no pedaço é a acima, e elas o agradecerão oportunamente pela dedicação ás suas causas, uma delas é a de transformar qualquer país num paraíso terrestre, como Cuba !!...

    ResponderExcluir
  3. Nessa resposta brilhaste, Frei! Brilhaste!!!!!

    ResponderExcluir
  4. O dia que truculência substituir a consistência dos argumentos vc brilhará frei. Por enquanto o senhor está mais apto para ser montado no rodeio de barretos do que para discutir teologia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uiuiuiuiu, e você é treinado na teologia "Hello Kitty"

      Excluir
    2. aquele que não conseguiu até agora dar um único argumento e fica usando retórica e palavras de efeito quer dar aula de teologia e boas maneiras! Parem o mundo que vou descer, o novo São João Crisóstomo vai falar!

      Excluir
  5. A galera que cobra mais delicadeza do frei deveria ter nascido uns anos antes em San Giovanni Rotondo para levar uns tapas de São Pio de Pietrelcina...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.