Da corrupção da hierarquia

/
8 Comentários
Hierarquia é algo bom. Assim Deus projetou o universo. É pela hierarquia que a graça se comunica e o mais forte se põe a serviço para erguer o mais fraco. No Céu, os serafins transmitem a graça aos querubins, e estes aos arcanjos e assim, vai. Sem lutas, sem ressentimentos, todos alimentados da fonte única que é Deus que dá a cada um conforme a vocação a que chamou à existência. 


Contudo um dos efeitos do pecado é transtornar até a hierarquia. Assim, os anjos se voltaram contra Deus. Assim, os chefes humilham seus funcionários. Assim, os empregados invejam e procuram o mal do patrão. Assim, colegas lutam entre si numa guerra civil para subir na frente dos outros. Isso também ocorre na Igreja, quantas brigas entre as pastorais por espaço e deslealdade ao pároco? Assim, os bispos calam seus sacerdotes. Assim, os cardeais algemam um papa. Assim, a Conferência Nacional de Bispos usurpa as prerrogativas da Santa Sé. Assim, reitores eliminam boas vocações nos seminários. Assim, infiltrados e hereges usam o poder hierarquico para calar e expurgar a resistência ortodoxa. E no Inferno os demônios rebeldes são obrigados a serem obedientes ao chefe Satã, uma obediência desgostosa, humilhada, imposta pela força, incapaz de mudança ou alívio.


Você também pode gostar

8 comentários:

  1. Pois é, o pecado realmente atingiu todas as áreas do ser humano, por isso o pronunciamento feito por Deus, após o extermínio de quase toda a raça humana através do dilúvio, logo que as águas baixaram e foi possível sair da arca. Noé, então, ergueu um altar e fez sacrifícios a Deus e a narrativa do capítulo 8 do livro de Gêneses, no verso 21 segue abaixo.

    O Senhor aspirou o agradável odor e disse consigo mesmo: “Nunca mais tornarei a amaldiçoar a terra por causa do gênero humano, por serem más desde a infância as inclinações do coração humano; nunca mais tornarei a castigar todos os seres vivos como acabei de fazer.

    Pelo fato de terem testemunhado o estado pecaminoso em que se encontrava a humanidade e a consequente punição, poderíamos até imaginar que aquelas oito pessoas que restaram, povoariam a terra com seres, digamos, não tão ruins assim. Só que, ainda que o ser humano passe por experiências de como se deve proceder de forma correta, sua natureza pecaminosa é tão forte (...por serem más desde a infância as inclinações do coração humano..), que ele acaba cedendo ao erro. Portanto o homem já nasce escravo do pecado. Isto não quer dizer que pelo fato de ter esta natureza má, o homem nunca vai praticar atos de bondade. O próprio Senhor Jesus disse certa vez “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos” (Lucas 11:13)

    ResponderExcluir
  2. Até que Jesus venha e nos presenteie com Novos Céus e Nova Terra, nós livres das vicissitudes inerentes devido ao pecado, enquanto isso, dediquemos a sermos testemunhos de seu reino, apesar de acossados por hostes inimigas em toda parte - as infernais celestes as piores - atiçando nas mentes humanas todo tipo de desgraças, cujo objetivo é o caos.
    Aliás, o termo "caos" lembra no presente como se comportam entre si os ideologistas, como os partidos comunistas e membros, amordaçando-se e tentando se estraçalharem mutuamente.
    O Papa Paulo VI nos advertiu que o mal que existe no mundo é o resultado da intervenção em nós e em nossa sociedade de um agente obscuro e inimigo, o Demônio. "O mal não é somente uma deficiência, mas um ser vivo, espiritual, pervertido e pervertedor. Em nossas lutas diárias jamais devemos esquecer ou menosprezar a ingerência do demônio" E mais, é necessário ser sóbrios e vigilantes, porque o diabo «vos rodeia como leão a rugir, procurando a quem devorar.
    É justamente a intervenção dele que transtorna a hierarquia, até mesmo a cristã e a coloca ao lado dos maus, sendo a CNBB uma dessas instituições que se deixaram subverter e se embrenhar nos descaminhos da fé.

    ResponderExcluir
  3. Hierarquia é algo bom. Assim Deus projetou o universo. É pela hierarquia que a graça se comunica e o mais forte se põe a serviço para erguer o mais fraco. No Céu, os serafins transmitem a graça aos querubins, e estes aos arcanjos e assim, vai. Sem lutas, sem ressentimentos, todos alimentados da fonte única que é Deus que dá a cada um conforme a vocação a que chamou à existência.
    lamentável essa teologia ultrapassada, fundamentalista e preconceituosa. Caro mascarado Frei Rojão. Primeiro quem é voce para falar de cardeal, hierarquia da igreja ou outros uma vez que se esconde por detrás de um pseudônimo e covardemente ataca. Essa sua atitude tem defesa teológica? Vá para um mesa redonda, vá ao debate frente à frente. Segundo, falar de milícias celestes é fácil, argumentos meramente teóricos, mas parta para a vida, se envolva, atualize. Terceiro, o seu fundamentalismo contrasta com o seu palavrório de baixo calão. E por último suas citações biblicas são feitas no estilo evangélico. Se nem católico és estás fora de contexto para qualquer crítica sadia. Salve o desequilíbrio emocional e teológico..... Ah e nao seja covarde removendo esse comentário como o fez a respeito do cardeal de são paulo

    ResponderExcluir
  4. E você tem tanta inveja do frei que a cada postagem vem arrotar por aqui...deve ser duro não ter claque própria....vai azucrinar no teu terreiro!

    ResponderExcluir
  5. Giuliano Fiorante8 de agosto de 2014 22:54

    É Frei, pelo visto anda incomodando algumas pessoas...
    Bom sinal!
    Parece que o anônimo anda incomodado com o seu pseudônimo. Só faltou os kkkk nos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto, Leonardo Boff está enviando seus discípulos treinados nas CEB's para calar a voz de nosso amado frei.

    Além disso, apesar de reclamar do anonimato do autor do blog, o mané postou o comentário como "anônimo" também.

    Nossa, comovente o exemplo dado pelo boffista...

    Como apontar os supostos "erros" dos outros quando você é o primeiro a cometê-los?

    Se o comentário do boffista foi removido, é porque deveria ser algum lixo esquerdista travestido de "católico".

    E a visão do lixo é desagradável.

    ResponderExcluir
  7. Calar a voz não. Eu queria ver era esse Frei falar de cara limpa, se mostrar. Ninguem cala ninguém. A não o Frei Bobão (kkkk) que carece de argumentos mais incisivos para defender o que ele se propõe... E se você acha a visão do lixo desagradável, tente vê-la com olhos recicláveis... é o que faço com esse bloglisinho de quinta: tento transformar esse resto fétido e putrefato em um pouco de alegria rindo da cara de vocês. (SÓ QUERO VER SE NÃO VAI RETIRAR MEU COMENTÁRIO HEIM FREI BOBÃO?)

    ResponderExcluir
  8. Caso eu fosse o administrador do blog, nenhum comentário seu seria aprovado, tenha certeza disso. Acho que o Frei está sendo condescendente demais.

    E você não está alegrando ninguém, só enchendo o saco mesmo. E sua mediocridade é perceptível, já que, em vez de postar respostas interessantes em um site que julgue realmente digno de atenção, vem vomitar o seu lixo em um "blog de quinta".

    Se o blog é de quinta, aqueles que dele participam estão na mesma categoria.

    Mas isto é bom, significa que incomodamos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.