Problematizando a contextualização

/
2 Comentários
Sempre que você num texto encontra as palavras "problematizar" e "contextualizar", 11 em 10 vezes você está diante de um canalha, que tenta relativizar valores morais absolutos e inegociáveis ("Problematizar") e justificar o injustificável ("contextualizar").  

"Que seu Sim seja seu Sim, Que seu Não seja seu Não" (Mt 5,31). Observe que Cristo não deixa barato na continuação: "O que vem além disto é do Maligno". Ou seja é próprio da linguagem diabólica a perversão da linguagem. 

Sem figurinhas retóricas de "contextualizar". Contextualizar o quê, camarada? Qualquer propagandista soviético contextualiza os massacres do Grande Terror Stalinista e a escravidão do Gulag justificando os desafios do país com a Segunda Guerra que explodiria dali a pouco. Ah, é? Isso não justifica nem uma morte, quanto mais dez milhões (por baixo). Grã-Bretanha e França não mataram um mosquito para se preparar para a guerra, venceram apesar de tudo. Não, os fins não justificam os meios! Ainda mais com fins "ex post facto" que ninguém sabia que iria acontecer. É como um pai que estrangulasse o filho preventivamente, para justificar que lá na frente não teria como o sustentar. Opa, qualquer semelhança com mães mui feministas e assassinas que abortam seus filhos na justificativa de não ter como criar NÃO É mera coincidência. Não se contextualiza a morte nem de um homem. 

Da mesma maneira o tal "problematizar". Ai vem algum pilantra querendo melifluamente nos acusar de "problematizar a violência urbana". Problematizar o quê, picareta? Sessenta mil brasileiros são assassinados por ano no governo Dilma e você acusa A MIM de transformar isso num problema? Se isto não é um problema, o que é um problema, unha encravada? Quando alguém diz para não problematizar, significa frequentemente que deseja negar o status de um mal muito claro e na cara. Males são problemas, não dá para problematizar o que é um mal absoluto em si. Um brasileiro assassinado é uma tragédia. Sessenta mil não precisam ser problematizados, já são o pior dos problemas. 


Você também pode gostar

2 comentários:

  1. COMPLEMENTANDO O ESCRITO NA FOTO...
    Menos os donos do partido comunista!
    E Stálin tem razão; Cuba e a Coreia do Norte são provas cabais da veracidade do que disse: com o esquema comunista do igualitarismo, apenas propaganda, todos ficam iguais, iguaizinhos na miseria - MENOS OS DONOS DO PARTIDO COMUNISTA, CASO FIDEL CASTRO/KIM JONG UN E SEUS CLÃS, ETC.
    Quanto á deturpação da linguagem para enganarem as pessoas, possuem excelentes laboratórios de engenharia social nos quais fraudam termos e textos, como exemplo "democracia" que tanto falam, mas significa "partido comunista" e como acima mostrou o post, maquiando os dizeres, de forma que o leitor desprevenido não detecte suas artimanhas para os promoverem, subirem ou se manterem no poder, tendo por norma sempre agirem mentirosamente em defesa dos mais fracos, pessoas e grupos por serem carentes, e fica mais fácil os manipular, incluindo nesse pacote até a defesa dos interesses da bandidagem - como dar bolsa-bandido, ideia do PT.
    Eles procedem assim dissimuladamente como Satã, dos quais são agentes - odeiam-se entre si, caso André Vargas, agora tido pelo PT como "objeto descartável" - e ele, se necessário, aparece até sob forma de anjo de luz ou apronta qualquer tramoia para conquistar mais um ou todos.

    ResponderExcluir
  2. E venho apenas acrescentar o que muita gente já vinha falando sobre a implementação de uma política socialista no Brasil, e agora está aí, já estávamos vivendo num estado socialista, agora, implantado de vez com a legitimação da lei com um golpe em forma de Decreto Nº 8243, pior que tem gente que ainda defende dizendo que não, isto é a democracia em mais alto grau de execução, sim, se conseguir fazer alguma coisa com tanta gente metendo os bedelhos. Aliás, farão, mas só o que estiver alinhado com a visão de mundo deles. Um blog argumenta em si o decreto 8243 posicionando-se contra:
    http://www.alertatotal.net/2014/07/decreto-8243-crime-de-prevaricacao-e.html
    Este argumenta a favor, invocando até a bíblia, o cara é monge:
    http://www.unicap.br/ihu/?p=6182

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.