A Maionese do Cujo

/
1 Comentários
Carlos BrickMANN - Via Augusto Nunes: Mas é Carnaval...  Deixa a festa acabar, deixa o barco correr, diz um dos belos sambas de Chico Buarque sobre o Carnaval. Quem sabe, quando a festa acabar, certas coisas esquisitas acabem também. Como esta determinação do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, a seus seguidores: que não utilizem uma marca específica de maionese, a Hellmann's, e evitem até mesmo aproximar-se de seu rótulo. Motivo? Sente-se, caro leitor, e apoie-se com firmeza nos braços da cadeira. "Hell", em inglês, significa "inferno". "Mann" em inglês não significa nada, mas parece com "man", que quer dizer "homem". Segue o raciocínio de Valdemiro: não se deve consumir um produto da marca "homem do inferno", nem se deve passar o Satanás em seu pão, ou comê-lo na salada.

Ah, essa cultura de um livro só! O pior é que esse tipo de história aparece de tempos em tempos, sempre com as mesmas justificativas ─ e, cá entre nós, fazendo pouco de Belzebu, que deve ter tentações melhores que maionese para atrair as almas. Enfim, Hellmann's vem do sobrenome de Richard Hellmann, alemão que abriu uma loja de sanduíches em Nova York e, diante do sucesso da maionese que sua esposa fazia, começou a vendê-la em potes, há uns 110 anos.

Tudo volta ao normal: Como o cavalheiro que deu o nome à maionese é alemão, como o final "mann" é alemão (e não inglês), que quer dizer Hell em alemão? Diz o Dicionário Michaelis que significa "claro, iluminado, luminoso; vivo; límpido; lúcido". 


Você também pode gostar

Um comentário:

  1. Tempos atrás, vídeos evangélicos acusavam a Igreja católica de invocar Lucifer!
    Só que os caras são tão tapados, mal mal falam português; eram mecânicos, pedreiros, caminhoneiros etc., e de repente montam um botequim evangélico - 99,9% são pentecostalistas, quer dizer, terreiros ou cangerês, tanto faz - e saem disparatando, como no caso da invocação de Lucifer: a música possuía letra em latim, e lucifer - lux-fer , que leva a luz - nessa língua significa estrela, estrela da manhã e figuradamente o próprio Jesus.
    Aderir a essas seitas é excelente atestado de ignorância religiosa, ou por ser sempre do contra, ou como Edir Macedo: excelente empresário, foi fundo no negocio de venda de milagres - nenhum dessa seita creio que morra - hoje está até na lista da "Forbes", assim como o Valdemiro Santiago, segue na mesma via, outro milagreiro da pesada, nos mesmos moldes do anterior, o homem nos cultos com os dedos chifrados...
    Pena que minha tia frequente - e contribui muito bem - com a igrejoca do Valdemiro há muitos anos, vive nos consultórios, só subsiste a reboque e onde mora briga com os vizinhos!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.