Mesmo César sabe jogar pão duro ao povo.

/
1 Comentários
Ainda que o uso de artigos de luxo sinalize uma concessão ao vício da vaidade, o homem que gasta o que é seu ganho honesto neles não necessariamente faz ato intrinsicamente imoral em adquiri-los.

Fazendo do limão uma limonada, se um homem se esforça zelosamente para trabalhar duro e tirar destes artigos um pouco de satisfaçào como fruto do seu trabalho, creio que inclusive eles podem ajudar a virtude da laboriosidade. Dinheiro ganho honestamente, por ser sempre pouco, super-taxado e sofrido, raramente tenta a ocasiões de pecado. 

É meritório gastar o que é seu com caridade. O que não faz imoral não o fazer. Uma coisa é fazer o mal, outra coisa é privar-se de uma bem-aventurança extra. Não sejamos hipócritas de exigir que todos sejam homens excepcionais como Franciscos de Assis, porque nem o somos para o exigir, nem Deus quer esta vocação a todos. Judas, o primeiro teólogo da libertação, criticou o perfume que ungiu Jesus, dizendo hipocritamente que o dinheiro deveria ser dado aos pobres.

Antes que alguém me jogue na cara o rico epulão, lembro que um trabalhador assalariado massacrado de impostos está bem longe de ser o rico epulão e que dificilmente hoje em dia alguém morre de fome por falta de esmola como era na época de Lázaro. Hoje em dia a comida é mais barata e abundante, e o governo de Herodes dá algumas migalhas aos Lázaros dos dez mil talentos que arrecada a força compulsoriamente de cada assalariado. Mesmo César sabe jogar pão duro ao povo.


Você também pode gostar

Um comentário:

  1. NÃO SERIA IDEAL JUDAS SER O PATRONO DA TEOLOGIA DA LBERTAÇÃO?
    Pelo menos qualidades inerentes ao cargo as teve de sobejo, modelo exemplar, sendo apenas questão de o entronizar e passar a ser venerado pelos boffistas e petistas, já que são tão afinados e gostam tanto dos pobres a ponto de manterem os escravizados médicos de Cuba, submetidos à mais dura servidão e aprisionamento em alojamentos militares após o trabalho..
    Apesar disso, vários milhares deles já fugiram para os EUA e outros países e ano passado houve a maior debandada deles, particularmente da marxizada Venezuela.
    O pão duro que os comunistas dão ao povo também é o da mentira sob a impressão da verdade, de impressionar a todos com falsas propagandas e de mentirosos superinvestimentos etc., enquanto na realidade tudo é ao contrario, como a ética-moral, saúde, estradas, a violência até no interior reflexo das demoníacas lutas de classes etc., tudo diariamente noticiado num tom cor de rosa; daí, para se propagarem com segurança, compram a mídia, salvo muito poucas exceções que não se submetem a eles.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.