Capaz de nem por santo ser tido, mas ser tido como um tolo.

/
1 Comentários
Veja - Uma reunião de emergência foi convocada para o início da tarde desta quarta-feira, no Centro de Operações da prefeitura do Rio, para organizar às pressas um evento não previsto na agenda oficial da Jornada Mundial da Juventude. O papa Francisco vai celebrar, provavelmente ao meio-dia, uma missa para os peregrinos e prelados argentinos, na Catedral Metropolitana. O comunicado de que o pontífice faria a celebração só foi feito no início desta madrugada, por volta da 1h, o que deixou irritados os envolvidos nos esquemas de trânsito e segurança.
Representantes da prefeitura vão anunciar, às 14h30, como será o evento. As decisões de emergência estão sendo tomadas neste momento, com representantes da Rio Eventos, da CET-Rio, dos órgãos de segurança e integrantes da Conferência Episcopal Argentina, que vinha solicitando a realização de uma cerimônia restrita aos conterrâneos de Francisco.
As mudanças de última hora na programação são um problema à parte para a organização da Jornada, considerado pela prefeitura "o evento mais complexo da história da cidade", nas palavras do presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel. A mudança repentina de roteiro do papa na chegada ao Rio, na segunda-feira, causou mal-estar entre os órgãos envolvidos na organização. O carro em que seguia o pontífice tomou a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, ficou engarrafado e expôs o papa ao perigo – felizmente, ele somente foi saudado por fiéis, mas manteve o tempo todo as janelas do carro abertas.
***
Nota do Frei: Pois é... como pároco do interior, eu me desloco muito facilmente. No máximo na rua alguém me para quando estou com pressa e pede meus conselhos ou ajuda com algum problema facilmente solúvel para um padre de passagem, como alcoolismo, câncer ou desemprego de algum parente. Ouço com paciência de Jó, procurando ser compreensivo e dou conselhos tão úteis quanto uma vidraça diante de um tornado, olhando de soslaio para o relógio. Ah, mas as raras vezes quando Dom Tersites me visita, é uma beataria de velhas no beija-mão. Até gosto que respeitem o bispo, e perdoo a bagunça.
Mas um papa é como um grande Airbus 380, que, se virar na taxiway do aeroporto sem um bom planejamento da torre, leva um 737 vizinho com suas asas enormes. E como fazer 800 pessoas estarem no mesmo portão de embarque e entrarem e se acomodarem sem fazer o saguão estar em cacarecos? Um 737 leva 200 pessoas e vocês já vêem o auê que fica na hora do embarque.
Vamos lá, Francisco,  "cut the crap!!". É bonito o jeitão "sou descolado" mas assim como um aeroporto não recebe um A380 sem planejar, da mesma maneira a cidade ao papa, né? Não ignoro a operação de guerra que é a audiência papal de quartas-feiras na praça de São Pedro. Imagina o caso do Rio. Sim, Cabral e Paes são dois imbecis, mas tem muita gente boa e dedicada no tráfego e pollícias cariocas rebolando os borzeguins. Em alguma caverna infecta do Paquistão, um debilóide da Al-Qaeda deve estar feliz em sabe que um o papa pára no engarrafamento de janelas abertas para se vingar de todas as bobajadas que ouve das cruzadas.
Vamos lá, Francisco. É bonitinho que a imprensa te elogie por trocar os sapatinhos vermelhos pelos pretos convencionais. Ou que adorem sua cruz peitoral propositalmente tosca. Ou que amem seu sorriso latino. Mas papa é papa. Se algo acontecer com você, os tristes seremos nós. Teus antecessores, sob a perseguição dos romanos, ensinavam à esta mesma Igreja a não morrerem a toa, não se entregarem aos romanos por mis-en-scène como faziam os hereges. Não se submeta ao risco. Se é imoral um homem dirigir alcoolizado por assumir um risco para si e para os outros, por analogia, a mesma coisa em riscos assumidos em eventos do papa. Repreendemos Bonifácio VIII por não ter visto o cerco francês se fechando em Agnani, a Clemente V por ter sido sitiado em Santo Angelo, a Pio VI por ter sido deixado prender por Napoleão. Prudência é uma das virtudes que o pontífice deve demonstrar. 
João Paulo II levou um tiro. É tido quase como um santo.
Se Franciso por sua imprudência morrer, capaz de nem por santo ser tido, mas ser tido como um tolo.


Você também pode gostar

Um comentário:

  1. EM PARTICULAR, DORAVANTE EM QUE NOMEOU OS TRAFICANTES DE "MERCADORES DA MORTE"...
    Foi uma mensagem direta ao PT que apoia, mantém vínculos de amizade e cooperação com os narcotraficantes das FARCs colombianas, facilita o consumo de drogas e quer impor sua liberação, ostensivamente defendendo seu uso, além de corrupto, acrescenta-se de corruptor de juventude, motivo por que o Papa Francisco deveria se abster de expor-se ao público, devido à possibilidade de surgir um desequilibrado, drogado senão possesso e atentar contra sua vida.
    Torço muito que ao final seja contundente ao propor aos jovens absterem-se de prestigiar ideologias e partidos comunistas: que não as apoiem, elas que se autodenominam bandeiras de salvação do mundo.
    O Vaticano tem se saído muito bem ao recusar colóquios com os marxistas do PT acerca de cuidar dos pobres e de transformar sua vinda ao Brasil como de "Chefe de Estado", não tendo caído nos golpes, dando uma força à combalida Dilma-PT prestes a se afundarem ao todo, falta pouco.
    Um motivo a mais para os católico repudiarem o PT e o abandonarem nas eleições de 2014.
    E para sempre!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.