Summa Sambologiae de São Francisco de Holanda

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Do blog Terra a Vista, que lamentavelmente não escreve mais.

Excerto traduzido da Summa Sambologiae de São Francisco de Holanda, questão 08, artigo 13 [Codex Budapestensis].

13. Pergunta-se:
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela; será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?

1ª Objeção: E parece que é o chocalho que mexe com ela. Conforme o Terceiro Concílio da Carrapixa [cânon 12], "bate forte o tambor, eu quero é tique-tique-tique-tique-tá". Tique-tá diz respeito ao remelexo do corpo, como fica claro adiante: "É nessa dança que meu boi balança". Conforme a glosa, o boi significa o corpo humano, pois o homem, no que ele tem de corpóreo, partilha da mesma natureza das criaturas não-racionais. Ora, o tambor e o chocalho pertencem ao mesmo gênero, i.e., a percussão, diferindo apenas na espécie. Portanto, da mesma forma que é devido ao tambor que o boi balança, é o chocalho que mexe com a morena de Angola.

2ª Objeção: Toda dança é determinada por um objeto que a especifica e age sobre o dançarino como um motor sobre o movido, conforme diz Frei Luís de Lavavila [De Clunibus 1,1] "Conheci uma menina que veio do Sul; pra dançar o Tchan e dança do Tchu-Tchu. Deu em cima deu embaixo na dança do Tchaco, e na garrafinha deu uma raladinha." Ora, a Angola está localizada na parte Sul do Globo, na qual predomina o elemento quente e úmido, que debilita a potência geradora do sêmen, de modo que os homens lá gerados são demasiadamente carnais. O carnal é aquele em que preponderam os apetites, e não a razão. E é próprio dos apetites serem movidos, e não moverem. Logo, a dança da morena de Angola é determinada por um objeto, i. e., o chocalho, que a mexe segundo diversos modos, i.e., o Tchan, o Tchaco e o Tchu-Tchu.

3ª Objeção: Segundo Cajetanus em De Potestas 2,1: "Enquanto os homens exercem seus podres poderes, índios e padres e bichas, negros e mulheres e adolescentes fazem o carnaval". Exercer o poder é causar o movimento a outro, o que é próprio do homem enquanto animal racional. o carnaval é o domínio da carne sobre o intelecto. E é próprio da carne, assim como de todo corpo, ser movida. Portanto, dos entes listados, apenas os homens movem e os outros são movidos. Ora, a morena de Angola é mulher e é negra. Logo, é duplamente certo que é o chocalho que mexe com ela.

4ª objeção: O coração é o princípio material e eficiente do movimento do ser animado. E o coração é significado pelo tambor, conforme José Miguel de Polônia: "Meu coração bateu tambor aflito, tambor aflito e tonto de bater" [De Nomini Angelorum, 2]. Conforme dito acima, tambor e chocalho pertencem ao mesmo gênero; logo, chocalho e coração pertencem ao mesmo gênero. Ora, a morena de Angola é um ente animado. Logo, o princípio do seu movimento é o chocalho.

Em contrário: Diz o Letrista em De Siti Fameque: "A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão, balé". Comida e diversão denominam gêneros; logo, conclui-se que "ballet" também denomine um gênero, i. e., a dança. O Letrista menciona apenas a espécie balé por ser a espécie mais perfeita do gênero, e portanto inclui todas as outras. "A gente quer" diz respeito ao ato da vontade humana. Assim, o ato da vontade precede a dança. Ora, o chocalho é chacoalhado pela dança. Portanto é a morena de Angola que, rebolando, mexe o chocalho.

Respondo: A mexeção pode se dar de duas maneiras. Diretamente quando um corpo ativo move a outro que é passivo, e nesse caso é evidente que é a morena de Angola que mexe o chocalho, pelo ato de sua vontade de remexer o corpo, que por sua vez mexe o chocalho, que é material e passivo, e portanto não inicia movimento. Indiretamente, no entanto, um corpo menor e passivo, ou mesmo uma espécie sensível, pode mover um corpo maior e ativo. Assim devem ser entendidas as palavras do Pensador [Frangit Cap. 11] ao relatar a atração exercida pela festa da música tupiniquim, que tá rolando aqui na rua Antônio Carlos Jobim. Do mesmo modo, poderes ocultos de certos sons imprimem sua forma ao intelecto passivo, causando o movimento do corpo, especialmente dos membros inferiores e do baixo ventre. Logo, o chocalho, cuja operação natural é regida pelo corpo celeste, pode mexer, indiretamente, com a morena de Angola.

Resposta à 1ª objeção: o Concílio se referia a tais efeitos ocultos do som sobre o intelecto aludidos na resposta.

Resposta à 2ª objeção: Ainda que haja tal efeito sobre o sêmen, ele não é tal que impeça a operação da potência intelectiva do homem. E portanto também a morena de Angola é capaz de iniciar, por um ato da vontade, seu rebolado, e com ele mexer o chocalho. Ocorre que certas pessoas, devido a seus vícios, são como que escravos das paixões. Assim, a menina que veio do Sul, ao ver a boca da garrafa, não aguenta e vai ralar. Nesse sentido, concede-se que o chocalho mexa com a morena de Angola, conforme dissemos, de forma indireta e secundária. Isso basta para a terceira objeção.

Resposta à 4ª objeção: Nem a morena de Angola, nem a menina que veio do Sul, nem com todos os chocalhos do mundo, nem com todos os tambores, e nem com a garrafinha seriam capazes de remexer ao som de um sambinha do Wisnik. [Nota do tradutor: na seção anterior, ainda não traduzida, Francisco de Holanda apresentara as quatro vias para a existência do Motor Imovente, que são, sinteticamente: o DNA caucasiano, o fetiche da brasilidade, o intelectualismo uspiano e a Vila Madalena.]


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Um comentário:

  1. NÃO SOU CHEGADO A ESSE SANTO!
    Infelizmente nunca me devotei a esse santo até hoje por não apreciar seus hinos religiosos, sua voz anasalada e, para complicar, as amizades ao ser redor como abaixo, suas divindades.
    KARL MARX E ENGELS, RACISTAS, PROMOTORES E DEFENSORES DOS GENOCÍDIOS; AGORA OS FARISEUS COMUNISTAS SIMULANDO DEFENDEREM DIREITOS DE MINORIAS...
    E OLHE QUE NEM RELATO O CASO DE EXTENSAS REFERENCIAS AOS JUDEUS...
    "As classes e as raças que forem fracas demais para dominar as novas condições de vida devem ceder." (Marx and Engels On Britain, Progress Publishers 1953;Written: by Marx, March 4, 1853;First Published: in the New York Daily Tribune of March 22, 1853 and republished in the People’s Paper of April 16, 1853;Transcribed: by Andy Blunden)
    "Entre todas as nações e os grupelhos étnicos da Áustria, só houve três portadores do progresso, que desempenharam um papel ativo na história e que ainda retêm sua vitalidade - Os alemães, os poloneses e os magiares. Por esta razão, eles agora são revolucionários. A missão principal de todas as outras raças e povos - grandes e pequenos - é perecer no holocausto revolucionário." (Engels, “Der Magyarische Kampf”; trans. as “Hungary and Panslavism” in Blackstock and Hoselitz: 59

    AGORA TENHO UMA MAIS "QUENTE"...
    FERVENDO!
    TOMEI FÔLEGO E POSTEI NO FACE DA CNBB DIA 14/04 ONDE HÁ "UM BISPO DE BRAÇOS CRUZADOS":
    Um comentario sugerindo providencias à emérita CNBB aludindo à marxização do Brasil, a esquerdista TL e sofismas em defesa dos pobres, o Brasil cada vez mais comunizado - O CONTRASTE DE CATÓLICOS(?) ELEGENDO E SENDO GOVERNADO POR MARXISTAS - que são satanistas por se insurgirem contra tudo que é Cristo e a igreja - a sedimentação da DITADURA DO RELATIVISMO tão combatida pelo magnífico Bento XVI, D Hélder e aliados no Foro de S Paulo do Lula-Fidel e outras aproximadas, de forma bem suscinta.
    E daí?
    RETIRARAM-NO DIA 15.04!
    Tá danaaaaado...

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