Salomé - XVIII

/
2 Comentários
HERODES
Salomé, dance para mim. Eu imploro que você dance para mim. Estou triste hoje a noite, sim estou ficando muito triste. Quando vim aqui, escorreguei em sangue, que é um mau presságio; e ouvi, tenho certeza que ouvi, no ar batida de asas gigantes. Não sei dizer o que significa... Estou triste hoje, então dance para mim. Dance para mim, Salomé, eu te imploro. Se você dançar para mim, pode me pedir o que quiseres. Sim, dance para mim, Salomé, e eu te darei qualquer coisa, até a metade do meu reino!

SALOMÉ [levantando-se] 
Você vai me dar mesmo qualquer coisa que eu pedir, Tetrarca?

HERODÍADES 
Não dance, minha filha. 

HERODES 
Qualquer coisa, até metade do meu reino.

SALOMÉ
Você promete, Tetrarca?

HERODES
Eu prometo, Salomé.

HERODIADES 
Não dance, minha filha!

SALOMÉ 
Mas você jura, Tetrarca?

HERODES
Pela minha vida, pela minha coroa, pelos meus deuses! O que você quiser eu te darei, até a metade do meu reino se você dançar para mim. Ó Salomé, Salomé, dance para mim!

SALOMÉ
Você jurou, Tetrarca.

HERODES 
Eu jurei, Salomé.

SALOMÉ
Tudo o que eu pedir, até metade do seu reino?

HERODIAS 
Não dance, minha filha!

HERODES 
Mesmo a metade do meu reino! Você ficará como uma rainha, Salomé, se quiser pedir a metade do meu reino. Ela não será bela como rainha? Ah, esta frio aqui! Está batendo um vento gelado e eu ouço... de fato eu ouço no ar estas batidas de sas? Ah, alguém dirá que é um pássaro, um grande pássaro negro planando sobre o terraço. Por que não posso ver este pássaro? O bater destas asas é terrível. É um vento gelado. Não, mas não está frio, está quente! Estou sufocando. Derramem água nas minhas mãos! Dêem-me neve para comer! Afrouxem meu mando. Rápido! Rápido! Tirem meu mando! Não, deixem-no! É esta diadema que me machuca, esta diadema de rosas. As flores estão como fogo! Queimaram minha testa! (Tira a coroa de flores da cabeça e atira na mesa). Ah, posso respirar agora. Como estas  pétalas estão vermelhas! São como manchas de sangue nas roupas. Não importa. Não podemos ver presságios em tudo o que vemos. Faz a vida ficar impossível. É melhor dizer que as manchas de sangue são belas como pétalas de rosas. È bem melhor dizer isto... Mas não falemos disto! Agora estou feliz! Estou muito feliz. Não tenho o direito de estar feliz? Sua filha, Herodíades, vai dançar para mim. Não dançarás para mim, Salomé? Prometestes dançar para mim!

HERODÍADES 
Não tolerarei que ela dance!

SALOMÉ
Dançarei para você, Tetrarca.

HERODES 
Ouvistes o que tua filha disse, rainha Herodíades? Ela vai dançar para mim. Você faz bem em dançar para mim, Salomé. E quando dançar para mim, não esqueça de pedir qualquer coisa que quiser. O que quiser eu te darei, nem que seja metade do meu reino. Eu jurei, não jurei?

SALOMÉ
Você jurou, Tetrarca.

HERODES
E eu nunca quebrei minha palavra. Não sou como quem quebra sua palavra. Eu não sei o que é mentir. Sou escravo da minha palavra e minha palavra é palavra de um rei.  O rei da Capadócia sempre mente, mas ele não é um rei de verdade. Ele é um  covarde. Ele me deve dinheiro e não vai pagar. Ele até insultou meu embaixador! Disse palavras rudes. Mas César vai crucificá-lo quando for a Roma. Tenho certeza que César vai crucificá-lo. E, caso não, quando morrer, será comido pelos vermes. O profeta disse. Então, Salomé, por que demoras?


Você também pode gostar

2 comentários:

  1. O Papa falando sobre domar o espírito Santo..... O padre da minha paróquia fazendo cerco de jericó - quartel general dos carismáticos..

    Frei, deixamos de ser a Igreja de Cristo?? Os pentecostais "ganharam" uma paróquia/igreja em cada bairro ??

    Eu nunca repousei no Espírito ou falei nestas línguas... (apenas português, inglês e "portunhol")..

    Vou à missa e passo raiva com as palmas, os pulos, as dancinhas, aquele gesto de aleluia que mais parece um "trocar lâmpadas"

    E olha que eu quis há alguns anos ter sido padre...

    O frei pode se mudar de diocese ??

    ResponderExcluir
  2. Perai, o pap nao dosse em domar o Espirito Santo, leia direito!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.