Minuto com um Papa: São Pio X

/
1 Comentários

Aludimos, Veneráveis Irmãos, a muitos membros do laicato católico e também, coisa ainda mais para lastimar, a não poucos do clero que, fingindo amor à Igreja e sem nenhum sólido conhecimento de filosofia e teologia, mas, embebidos antes das teorias envenenadas dos inimigos da Igreja, blasonam, postergando todo o comedimento, de reformadores da mesma Igreja; e cerrando ousadamente fileiras se atiram sobre tudo o que há de mais santo na obra de Cristo, sem pouparem sequer a mesma pessoa do divino Redentor que, com audácia sacrílega, rebaixam à craveira de um puro e simples homem.

Pasmem, embora homens de tal casta, que Nós os ponhamos no número dos inimigos da Igreja; não poderá porém, pasmar com razão quem quer que, postas de lado as intenções de que só Deus é juiz, se aplique a examinar as doutrinas e o modo de falar e de agir de que lançam eles mão. Não se afastará, portanto, da verdade quem os tiver como os mais perigosos inimigos da Igreja. Estes, em verdade, como dissemos, não já fora, mas dentro da Igreja, tramam seus perniciosos conselhos; e por isto, é por assim dizer nas próprias veias e entranhas dela que se acha o perigo, tanto mais ruinoso quanto mais intimamente eles a conhecem. Além de que, não sobre as ramagens e os brotos, mas sobre as mesmas raízes que são a Fé e suas fibras mais vitais, é que meneiam eles o machado.

São Pio XPacendi Dominici Gregis, Pio X, 1903-1914.


Você também pode gostar

Um comentário:

  1. Frei Rojão, Salve Maria.

    O que não diria hoje o Grande Papa São Pio X. Eu assisti a um Bispo e um Padre em um canal de televisão respondendo a uma pergunta sobre a ordenação de mulheres. Disseram. "Esse assunto não é uma questão fechada". Penso que a pessoa que fez a pergunta vicou com mais dúvida que antes. Se não queriam se queimar com os telespectadores poderiam ter ensinado o que disse o Beato Joã Paulo II. "A Igreja não tem poderes de ordenar mulheres. Essa é uma questão fechada".
    Abraços,
    João

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.