Crônicas de Frei Clemente Rojão

/
3 Comentários

Este blog tem dois lemas. O primeiro lema é:  "Ortodoxia católica sem frescuras". O segundo é: "A misericórdia é grande mas a penitência é braba!". As primeiras metades destes lemas remetem à duas virtudes teologais, a Fé (Ortodoxia) e a Esperança (Grande Misericórdia). As duas segundas metades são estilísticas, tanto no ensinamento ("sem frescuras") tanto na prática ("a penitência é braba").

Portanto o leitor não se surpreenda que o estilo do blog muitas vezes caminha para as CRÔNICAS. Diz o dicionário Michaelis na sua segunda definição de Crônica:

 Seção ou artigo especiais sobre arte, literatura, assuntos científicos, esporte, notas sociais, humor etc., em jornal ou outro periódico, sempre do mesmo autor, geralmente refletindo suas idéias e tendências pessoais. 

Do mesmo autor sou eu e meu colega. O periódico é o blog, 100% gratuito e livre de propaganda (exceto a PROPAGANDA FIDE). Refletindo minhas ideias é inegável. E tenho muitas ideias. Mas dialeticamente me perguntará um leitor:

- Mas você não é padre?
Sou. E um dos bons se me permitem a vaidade!!!

- Então como você diz que tem muitas ideias?
Ué, por que não as teria?

- Você é obrigado a seguir a doutrina da Igreja
Ninguém me obriga. Eu aderi livremente a ela com minha inteligência.

- Mas enquanto sacerdote precisa a defender publicamente
Concordo totalmente! E lamento que meus colegas não o façam! O dia que discordar da doutrina da Igreja sou livre para pendurar as chuteiras e o colarinho romano. Sou um homem livre e a Igreja, assim como Nosso Senhor, conta com minha aderência voluntária.

- Então você não tem ideias! Você tem uma doutrina.
Na-na-ni-na-não! Como diria Agostinho, fora da doutrina evangélica, todo o mundo está aberto a minhas especulações em matéria moral válida.

- Explique-se!
Gosto de ópera, especialmente do Verdi. Há padres que preferem o sertanejo Leandro e Leonardo.

- Isto é gosto, dê outro exemplo:
Há padres que preferem monarquias, eu prefiro as repúblicas. E prefiro mais ainda as monarquias e repúblicas que permitem o exercício livre da fé cristã. Não coloquemos a Monarquia Saudita e a República Popular da China como modelos.

- E no Brasil, algum exemplo?
Há padres que acham que o Brasil vai de mal a pior...

- Já o senhor acha que está melhorando.
Eu acho que já foi para o buraco faz tempo!



Você também pode gostar

3 comentários:

  1. Excelente texto! Tive de rir com a última frase. Concordo com o Senhor quando se intitula um excelente padre. Gosto muito da sua ironia e sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. ... já foi pro buraco faz tempo e com a preciosa ajuda dos alienados que se dizem católicos e alguns evangélicos com denuncias de terem sido comprados a peso de ouro que ainda votam no PT do Lula que não sabe de nada, não viu nada e tudo de que o acusam é mentira, e depois pra jogarem na nossa cara o aborto, pedofilia, as maravilhosas uniões gays e glbts...
    Aliás, o que já vi de meninas em beijos íntimos e homens idem com iguais...
    Que qualidade como católicos que nós somos, não dá prá pensar?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.