O homem é capaz da Religião

/
0 Comentários
Cavalheiros!

Haver diversas religiões no mundo não invalida tese religiosa alguma. Muito pelo contrário, é um testemunho que há um senso humano que indica a ele, tanto de maneira intelectual ou emocional, intuitiva ou demonstrativa, que há sobrenatural e que o ser humano é capaz de compreender esta existência.

Simples assim!

Ser cristão e monoteísta enquanto os hindus são politeístas demonstra que ambos grupos (e não estamos falando de cultura, porque há indianos cristãos - perseguidos! - e ocidentais hindus) concordam na existência da divindade. Esta concordância de grupos não é, por si, uma demosntração que há divindade, mas uma demonstração que o conceito de divindade é compreensível à inteligência humana, seja uma, uma em três pessoas, duas, três ou diversas.

Analogicamente, a existência da luz visível e das ondas de rádio demonstra a existência da radiação eletromagnética, mas não me diz nada sobre o infravermelho. Ou melhor, infere a existência dele, já que entre o comprimento de onda das ondas de rádio e da luz visível estão as microondas e o infravermelho. Eu disse infere, mas não demonstra. A natureza tem descontinuidades. Desta forma, entre os números atômicos do titânio e do ferro há o tecnécio, que não existe naturalmente por uma combinação de forças do núcleo atômico que desagregam naturalmente este átomo.

"Rios de bytes" são gastos na internet por pessoas sem qualificação tentando desmoralizar a religião através da demonstração do que nunca será demonstrável por métodos errados. A teologia só é tocada por sua irmão mais nova, a filosofia, mais especificamente por um ramo da filosofia chamado de metafísica. Quanto a física e seus métodos, o sobrenatural se ri deles. É como tentar - analogicamente - aplicar cinemática newtoniana às partículas, que se regem por outras regras. As pessoas se esquecem o quao "sobre" o "natural" está o sobrenatural. E nossa ciência apenas tenta compreender o natural. E as vezes falha até nele. Veja o caso do efeito Hawthorn, a consciência de um teste invalida a repetibilidade deste teste pelas amostras humanas. Imagine com espíritos que são puro intelecto...



Você também pode gostar

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.