Cruz = Altar. Altar = Cruz!

Não existe Altar sem Cruz e Cruz sem Altar. Um remete ao outro e mostra a perpetuação da Presença Real de NSJC, seja no Santo Sacrifício da Missa, seja na Adoração ao Santíssimo Sacramento. Cruz, Velas e Bênção = Sexta-feira da Paixão, Sábado Santo e Domingo da Ressurreição. Este é o verdadeiro ciclo da vida, que tem sentido!









Você também pode gostar

4 comentários:

  1. Frei, mas ao menos na liturgia pré-reforma era costume se retirar a cruz do altar para a exposição do Santíssimo Sacramento. O senhor sabe o motivo?

    ResponderExcluir
  2. Caro Antonio, na verdade, não se retirava, uma vez que a cruz ficava sobre o sacrário. O que se fazia era abrir a segunda porta do mesmo, para que ficasse exposto o ostensório com o Santíssimo Sacramento. No blog do meu irmão, Cleiton Robson, o www.salvemaliturgia.com você pode encontrar mais detalhes a respeito.
    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    ResponderExcluir
  3. Com a reforma conciliar, não se usou mais com frequência cruz de altar porque entendeu-se que a da parede bastava...
    No entanto, a do altar não foi abolida; logo, muito menos durante a adoração.
    O que se pode fazer, então: colocar a processional ou outra que sirva como "fixa", ainda que móvel, como na foto com o Papa:

    http://lh4.ggpht.com/-AIogSHW5VrM/T9Tle7AM_aI/AAAAAAAAD5o/8J_dMJT8T6c/CorpusChristi_Vaticano_2012_Prociss%2525C3%2525A3o-005_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação, frei. Essa sugestão de se usar a cruz processional é muito útil, especialmente para as igrejas menores que não tenham uma cruz no altar. Além disso, no Vaticano, também usaram esse arranjo na Vigília de Encerramento do Ano Sacerdotal.

    http://www.flickr.com/photos/cancaonova/4694300594/

    De qualquer forma, é bom para que fique evidente que se não fosse pela cruz, não teríamos a Eucaristia.

    Parabéns pelo genial apostolado virtual.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.