Ainda assim é um homem

/
1 Comentários
"Tudo que é humano não me é estranho." - disse Terêncio. Fiquei com pena de Kadafi e considero seu assassinato um crime contra a humanidade (Pelo menos Mubarak foi tratado corretamente, num julgamento). Todo ditador sanguinário merece o julgamento justo que nega a muitos, isto que nos separa deles! Se vossa justiça não superar a dos fariseus... Este versículo do Sermão da Montanha é frequentemente subestimado. Não podemos ser maus com os maus. Isto não é o que o Senhor espera de nós. Já me chamaram de hipócrita por condenar o linchamento de Kadafi...

Fiquei com pena de Lula em sua doença, ainda que como o escorpião da fábula, tenhamos sentido seu ferrão. E algo me diz que ele não está no estado correto mental. 

Tenho pena de Chavez. Tenho mesmo. Ainda que no íntimo sonhasse com ele algemado. Ainda assim é um homem e o drama dele não me é estranho. Há vários doentes terminais de câncer com suas tragédias pessoais anônimos fora de suas famílias. 

Porém, uma figura pública tem seu caso conhecido pelo público. Se o Tavares, o jornaleiro, tiver câncer em metástase eu também terei pena dele. É verdade que não posso acusar o Tavares dos crimes de Chaves. (Minha única crítica ao Tavares é aquelas revistas sujas excessivamente expostas, mesmo condescendendo com a moralidade de as vender). Ainda assim, como já disse aqui, o câncer é uma loteria aleatória. Eu mesmo posso terminar meus dias assim. E você também, leitor. Câncer não é pena por crime. Mas também não torna os maus automaticamente bons. Muitos temas a se discutir. 

Alguns imbecis penalizam a pena: "Pena? Você deveria ter misericórdia, não pena!" Acho engraçado estes aprendizes de novilíngua que como Isaac, dos dois irmãos gêmeos, abençoam um em detrimento do outro. Pena é sinônimo popularesco de misericórdia, ora bolas. Se eu sair, fora da linguagem teológica-acadêmica, dizendo misericórdia, Deus tenha misericórdia de mim, quem me entenderá fora do contexto? Serei um pernóstico. Isso é ressignificância mais rasteira. Ou então jogam "Misericórdia" como outro conceito, frequentemente numa tal "justiça social" já devidamente ressignificada em apoiar o PT em tudo, porque eles tem o monopólio da "justissa çociar". Pena e misericórdia são sinônimos assim como investidor e especulador; axila e sovaco e tantos outros!

Enfim, queira a Virgem de Lourdes interceder por todos que enfrentam esta doença terrível do câncer!


Você também pode gostar

Um comentário:

  1. Muito interessante sua posição.
    Concordo inteiramente que é o tratar segundo a lei que nos diferencia dos tiranos.
    Além de rezar por eles, que mais poderemos fazer? Veja o Bachar al Assad (se é que se escreve assim mesmo) da Síria, que mergulhou seu país numa guerra civil, matando milhares de inocentes...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.