Um exemplo de religioso

/
11 Comentários

E a este religioso dehoniano, a este clérigo de nosso século, a tão grande exemplo de despojamento da vaidade e rejeição à vanglória, dedico este trechinho da Imitação:

Contempla os salutares exemplos dos Santos Padres, nos quais brilhou a verdadeira perfeição religiosa, e verás quão pouco ou quase nada é o que fazemos. Ah! Que é a nossa vida em comparação com a deles? Os santos e amigos de Cristo serviram ao Senhor em fome e sede, em frio e nudez, em trabalho e fadiga, em vigílias e jejuns, em orações e santas meditações, em perseguições e muitos opróbrios. Oh! Quantas e quão graves tribulações sofreram os apóstolos, os mártires, os confessores, as virgens e todos quantos quiseram seguir as pisadas de Cristo! (...) Oh! Que vidas austeras e mortificadas levaram os Santos Padres no deserto! (...) Durante o dia trabalhavam e passavam as noites em orações ainda que trabalhando não interrompessem um momento a oração mental. Todo o tempo era empregado utilmente; toda hora lhes parecia breve convivida com Deus (...) Renunciavam a todas as riquezas, dignidades, honras, amigos e parentes; nada queriam do  mundo; apenas tomavam o indispensável para a vida e só com pesar satisfaziam as exigências da natureza. Assim eram pobres nos bens terrenos, mas muito ricos de graças e virtudes. Exteriormente lhes faltava tudo; interiormente, porém, se deliciavam com graças e consolações divinas. Oh! Quanto foi o fervor de todos os religiosos, nos primeiros tempos de seus santos institutos! Quanta piedade na oração! Que emulação nas virtudes! Que austera disciplina vigorava então! Que respeito e obediência aos preceitos do superior reluzia em todos! (...) Hoje já se considera grande quem não é transgressor da regra (...)

Imitação de Cristo, Livro I, cap XVIII


Você também pode gostar

11 comentários:

  1. Que lastima. Eu não gosto do pe. Marcelo nem do pe. Fábio (lógico, não os critico como padres). A vaidade subiu à cabeça do Rossi ao construir uma capela (diz-se catedral, sei lá) e vai se enterrar numa cripta ali.
    Por isso que eu digo que, se querem ver um padre, sacerdote com P maiúsculo, olhem para S. João Maria Vianney, que não era tão bonitinho quando o Fabião mas tinha uma alma e tanto...

    ResponderExcluir
  2. E depois vem as fãs dele, as "fabetes" defendendo sua angélica e ascética devoção, seu imenso e claro paladar intelectual, sua fala que ultrapassa a anos-luz um Santo Antônio, sua estatura mental que vai bem à frente de um S. Francisco de Sales... ops, me enganei, quis dizer que elas vão defender sua beleza:)

    ResponderExcluir
  3. Tempos modernos, frei, tempos modernos... Pois é, deu nisso :// Mas, menos mal se as "fabetes" estão indo à missa... e levando os namorados, maridos, etc. É, hoje eu não estou muito inspirado, mas, tá valendo.

    ResponderExcluir
  4. Estou a crer que vossa preleção, caro frei, não ofi por acaso:

    “É para vós esta ordem, ó sacerdotes! Se não escutardes, se não levardes a sério dar glória ao meu nome, mandarei contra vós a maldição e amaldiçoarei a vossa bênção!” (Ml 2,2).

    Evangelho de ontem, não???

    ResponderExcluir
  5. Na verdade ele já não é religioso dehoniano, afinal um dos votos dos religiosos é a pobreza, implicando em renúncia dos bens e de qualquer posse

    ResponderExcluir
  6. Já foi o tempo em que, ao olhar um sacerdote os fiéis eram naturalmente inclinados a pedir: "a bênção, padre!". Hoje, o que diremos diante deste inusitado galã metrossexual? Fiu-fiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um padre não pode malhar? Meus Deus, que geração é essa com mentalidade tão fraca. então ele tinha que ser feio e magrinho. É melhor um padre com coração de padre do que um com cara e sem coração.

      Excluir
  7. Creio que não há mal de cuidar do seu corpo que é o templo do Espírito Santo. Ter um 'belo tórax' não é sinônimo de vaidade.

    ResponderExcluir
  8. JÁ QUE SUA BOQUINHA FALA MUITO VAMOS EVANGELIZAR!! Gente não está certo ficar criticando.. Não Devemos Julgar QUEM SÃO VOCêS? A igreja de DEUS tem que ser unida!! Ficar falando mal dele aqui não vai dar em nada , só vai piorar Se você ver algum Problema Meu caro Irmão Reze não só por vocÊ mas por ele também .. Acredite mas em Deus ele tem grandes Poderes !

    ResponderExcluir
  9. As fabetes tem o padre que merecem assim como o Brasil tem a presidente que merece.

    ResponderExcluir
  10. Sei la, esse poder de crítica é meio perigoso. Se eu não faço nada pelo irmão eu fico bem caladinho. Só sei que esses padres tem realizado muita coisa na vida de muita gente.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.