Vocês já viram Roma dar o braço a torcer?

/
6 Comentários
Os leitores mais chegados reclamaram que o Frei era mais bem humorado antes. É... até eu mudo.  Eu sei que vocês se lembram da minha voz. "Ah, mas os meus cabelos, quanta diferença!"

Vocês sabem que não tenho muita simpatia pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X e raramente faço graça com eles (ao contrário do pe. Maciel, meu favorito). Estão em cisma. Muitos fiéis estão ouriçados porque Fellay vai a Roma. Rezo que saia de lá bem e em maior comunhão com a Igreja. Estou pessimista que saia em comunhão total, mas... quem sabe? Jacó e Esaú se reconciliaram, não? Será este velho aqui a por limites ao Espírito Santo? Queira Deus que tudo se resolva!

A questão é que mais umas décadas a FSSPX está chegando no ponto em que os veterocatólicos chegaram (eles não aceitavam o Concílio Vaticano Primeiro !!!) até de velhas as rebeliões vencem.  O assunto cansa e a causa original se perde. E o grupo rebelde, tendo navegado mais tempo longe da nave-mãe, perde sua identidade. Onde estão os vetero-católicos? No fundo, toda rebelião depende intrinsicamente da causa a que se rebelam. Os protestantes, passados o século XVI e XVII, se perderam de vez, Roma já estava firmemente derrotada nas terras reformadas, ninguém mais tinha pretensão de recuperá-las e o protestantismo clássico (já desunido no berço entre Lutero, Zwinglio, Calvino e Canterbury) foi se esfacelando, esfacelando, esfacelando em segundas, terceiras, quartas e quintas gerações. Nem mesmo um teólogo protestante consengue enumerar os gêneros e espécies de batistas. Os neopentecostais então parecem que cumpriram de maneira pervertida a promessa de Abraão, suas igrejolas são mais numerosas que as estrelas do céu. Estão de fato firmes e fortes em suas estruturas, mas e as causas originais da Reforma Protestante? Cadê? Nem os atuais protestantes sabem porque estão onde estão.

As anátemas ao bicho-papão do modernismo já estavam cansadas a época do Vaticano II. Até o Vaticano II já está mais histórico. Recuperar este espírito é tarefa para historiadores. Mesmo Bento XVI era jovem aquela época, e o próximo papa terá sido um moleque - literalmente - a época do CVII. A geração dos que viram vai passar, será a geração dos que ouviram falar. Assim como eu ouvir falar do Vaticano I... (não sou tão velho!). O tempo vai passar e a FSSPX vai perder sua identidade, esta é minha humilde opinião pessoal. Ou retorna à nave-mãe e abandona o cisma, ou some no olvido da história. E some mesmo. A História o prova e não engana, cismas e heresias somem, ou se tornam algo ainda errado, mas diferente do original. É claro que a situação não é confortável, nem para eles, nem para Roma.



E Roma? Ora, são dois mil anos nas costas. Leitores, perdoem meu cinismo, mas vai haver uma solução meio a moda questão honoriana: o dito pelo não dito, "veja bem, eu digo que é assim e assado; sim e não muito pelo contrário; deixa eu esclarecer, você não me entendeu direito, então tudo certo, e tudo se passa como se nada se passasse", a cara da FSSPX é salva, porque no fundo há gente boa lá e eles tem coisas boas, sim senhor. Não quero o mal deles, em muitos pontos me identifico com eles e seu mal-estar. Porém é inegável que eles tem um passivo imenso de muita bobagem que já falaram contra Roma, são orgulhosos demais para admitir que passaram dos limites muitas vezes no gargantear de suas virtudes e que deveriam chorar lágrimas de esguicho em penitência. Graças a Deus João XXIII falou aquele comentário meio vazio de "concílio pastoral", porque é ótimo para salvar a cara: "Ah, é só pastoral, não é dogmático". Sei... Sei... e estamos aqui no argumento de Pórcia contra Shylock na peça "O Mercador de Veneza", tentando arrancar uns quilos de carne mas sem derramar sangue, ie, tentando arrancar uns quilos de pastoral sem derramar o dogmático, que é umbilicalmente unido.

Vocês já viram Roma dar o braço a torcer? Não, até porque é a mãe e mestra da Verdade. Quem vai a Canossa nunca é o papa.  Bento XVI não vai se afastar do que sempre disse, não vai desenterrar nem João XXIII nem Paulo VI, nem julgá-los, nem atirá-los ao Tibre com os dedos cortados. Isso implodiria a Infalibilidade. Nem vai queimar a Lumen Gentium em praça pública, porque se o fizer, vai ter de queimar o Credo Niceno-Constantinopolitano, que aure a sua autoridade da mesma fonte da Lumen, um Concílio Ecumênio legalmente convocado e cujos documentos foram aprovados por um papa (Aliás, o Vaticano II neste ponto é até mais legal que Nicéia, cuja convocação foi viciada e depois corrigida pela anuência do bispo de Roma, o CVII começou certo desde o início). E se alguém vier com caraminholas que o Credo é Dogmático e a Lumen é Pastoral, vou mandar ir catar coquinhos em Puebla, recitando as obras completas de Sobrinho e Betto, ao som de Geraldo Vandré.

As vezes, bate-me uma tentação da desesperança, e me vem uma sensação de que desde a época de Pio IX a Igreja entrou nuns becos que só sai de lá com a Parusia, porque parece que cada vez a coisa se complica mais, e vamos deixando cada vez mais coisas mal-resolvidas no passado que vem nos atormentar. Ai vai batendo aquele desânimo a moda Jeremias no poço. E me imagino sacudindo na tempestade um Jesus adormecido: "Acorda, Senhor, não vê que morreremos?!". Mas isso deve ser coisa da minha cabecinha limitada de homem que não vê nem compreende os desígnios de Deus, homem de pouca fé que sou!

Digo isso não para dar mau exemplo, mas para consolar também os que tem sensações parecidas.
Xô, desesperança! Xô!
Tudo há de se resolver!
Os ventos rugem, mas Pedro está no comando da barca!
Vinde, Senhor Jesus!  Vinde, Senhor Jesus!


Você também pode gostar

6 comentários:

  1. Às vezes me sinto desanimado também Frei, mas Deus vai salvar a sua Igreja e não nós. Quanto à FSSPX, não acredito numa reconciliação, pelo menos total. Vai acontecer um cisma interno se optarem pelo retorno. Enfim, espero que eles não se tornem efetivamente, os neo-veterocatólicos, como parece que estão se configurando.

    ResponderExcluir
  2. Estava eu querendo entrar na Fraternidade São Pio X, mas uma vez q fui seminarista da "Igreja Nova" nunca seria eu aceito.... pesquisei sobre a Ordem Amuliana e me peguei estupefacto e me sentindo muito babaca, ao perceber que ela só existe aqui e que isso é só um blog de humor, pelo menos foi o que me disseram... afirmo q isso me desanimou terrivelmente Frei, tentei me corresponder com o sr e não consegui... o que fazer com minha vocação???

    ResponderExcluir
  3. A solução é somente a Bíblia no entendimento e nos corações dos fiéis. Pedro negou Cristo por três vezes, porém, desde o século XIX nós, os cristãos não-incipientes (protestantes) pregamos que a Bíblia explica a Bíblia e não pode se contradizer como se contradisse Pedro.

    Voltem à linguagem bíblica, irmãos papistas, pois a Bíblia, parafraseando Heidegger, é a casa do ser cristão. Amém?


    Sola Scriptura! Ecclesia reformata et semper reformanda est!

    ResponderExcluir
  4. Neo-veterocatólicos ficou um nome engraçado, tipo pós-proto-marxistas.

    E um protestante gritando eias em latim? Nunca vi isso...

    ResponderExcluir
  5. Gritando por ardente amor louco por Deus como só um Deus como Cristo mereceria ser ardentemente e em bem altos decibéis ser amado. Grito mesmo o latim sem gastá-lo como fazem vocês papistas tentando aplacar a ira humana, demasiado humana do Clero: as corretas palavras e decisivas palavras em latim.

    E daí, irmão separado?


    Sola Scriptura!

    Ecclesia reformata et semper reformanda est!

    ResponderExcluir
  6. balelas, puras balelas de quem jamais convencerá ninguem com argumentos, não adianta discutirmos... a convicção dos católicos verdadeiros jamais poderá ser abalada por argumentos, pois cremos estarmos ancorados na Verdadeira Igreja de Cristo, é aki onde encontramos Jesus feito pão para alimentar nossa alma... e creio q vc bebe de uma convicção tal qual esta também... apenas deixe-nos... quanto à reforma, que reforma? a Luterana? Tudo separação covarde, não aguenta enfrentar, vai corre e monta uma igreja e esse mal só tem se ploriferado!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.