Porcaria de quermesse

/
2 Comentários
A paróquia de São Sebastião em Anhangá-Açu fará sua tradicional novena de São Sebastião, com a quermesse no dia 20 de janeiro.

O pároco, num aceso de jerico, resolveu colocar na novena várias meditações sobre o "ser igreja", sobre a "luta contra o sistema que um cristão deve fazer", sobre "ação social transformadora", sobre "engajamento e prática", etc, etc, etc... este pároco é aquele que não consegue fazer um sermão sem deplorar o capitalismo pelo menos uma vezinha de nada... Para o pároco, apenas rezar pela intercessão de São Sebastião não deve bastar. Para o pároco, nem São Sebastião deve bastar. O velho Sebastião não "lutou contra o sistema". Apenas deu sua vida testemunhando Cristo para o imperador Diocleciano, este sim o reformista da parada. Sebastião deve estar contado entre os cristãos que não lutam contra o sistema e a estrutura social injusta que o pároco tanto deplora.

Enfim, pelo teor da preparação da novena, será uma porcaria de quermesse. Por que não substituem logo as barraquinhas por um congresso de teses esquerdistas da UNE?


Você também pode gostar

2 comentários:

  1. É... todo ano aqui na minha cidade do interior de SP também há tal quermesse de S. Sebastião, o oprimido pelo Império; sei como é. Ainda bem que sou de outra paróquia, onde não se faz (ou quase) proselitismo com o "Santo Negro", S. Benedito.

    ResponderExcluir
  2. ... E outros materiais alusivos ao Foro de São Paulo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.