As coisas não acontecem porque dependem apenas de você

/
3 Comentários
P: Onde afinal errei, Frei?

R: Errar como ato pessoal não se aplica. As coisas não acontecem porque dependem apenas de você

Tantas vezes podemos tão pouco e somos apenas jogados pelo que ocorrer a nossa volta. Nem Davi ou Napoleão lideravam tudo como pensavam.

Não pense que as pessoas são apenas reativas, e que a forma que elas agem é tão somente respostas a sua reação. Que tal pessoa teve tal reação porque não gostou de tal palavra sua.

Este é o caminho da neurose, além de implicar uma visão de que és o centro do universo. As pessoas são complicadas.

Muitas vezes somos como bolas de bilhar. A bola branca bate na amarela, que bate na azul que sem culpa alguma, imóvel no início do lance, vai parar na caçapa. E ficamos nos julgando o taco, ou antes do taco o jogador. Quando somos as bolas, ou a caçapa. Ou antes a mesa em que tudo se passa. Ou o giz que prepara o taco.

Não deu certo? Paciência. Não foi culpa sua, nem para o mérito nem para a virtude.

Então pare de se angustiar por aquilo muito além de seu livre-arbítrio

***

Parece muitas vezes que certo encadeamentos de fatos são tão complexos e certeiros que é como se algo ou alguém está puxando as correntes. Quando contempladas na História, houve quem chamasse estas forças de Destino, Caminho Histórico ou vontade dos Deuses. Mesmo a um cristão é tentador dizer que é a vontade de Deus. Sei não. Mesmo os grandes movimentos de homens, mesmo as grandes carnagens das guerras. É fácil dizer que as Santas Cruzadas eram a vontade de Deus. Mas dificilmente a Segunda Guerra Mundial, para citar duas guerras.
 
Deus age na História, certamente. Mas não sejamos deterministas ao jogar tudo no colo do Altíssimo.


Você também pode gostar

3 comentários:

  1. Ordem Amuliana da Antiga Observância... o que é, qdo surgiu? procurei no atual pai dos burros (google) e so achei referencias ao senhor... gosto do que escreve no Twitter, mas não gosto de misturar as estações: eu sou católica e católica quero morrer e ir para o Céu. Grata.

    ResponderExcluir
  2. Jesus... tem gente que acredita.

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que acredita até no sensacionalista.com.br ...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.