Como eu me sinto um gnóstico

/
5 Comentários
Desabafo do Frei. As vezes me sinto um gnóstico. Sâo tão poucos os fiéis que entendem a fundo a doutrina da Igreja, a moral, a vida espiritual, os mandamentos, a gradação dos pecados, as virtudes que as vezes nos sentimos membros de uma seita secreta de iniciados. 

A grande maioria dos fiéis não sabe nada. Nada. E quem sabe muito conta-se nos dedos. O catolicismo de verdade, estudado a fundo, parece que é para uns poucos iniciados. Sinto-me um gnóstico, um maçon. Não que seja mesmo. Mas a sã doutrina, que deveria ser bradada sobre os telhados, parece que é entendida apenas em círculos fechados por uns poucos escolhidos.

Arre! 



Você também pode gostar

5 comentários:

  1. Caro Frei,

    Não é que eu entenda muita coisa, mas estou de acordo com o senhor.

    ResponderExcluir
  2. Frei, sua bênção!

    Concordo com o sr. (apesar de faltar muito pra eu conhecer, de verdade, alguma coisa), e acrescento: não devia ser assim. Coisas da doutrina católica, moral, etc. deviam ser bradadas aos quatro ventos.

    Quanto menos gente conhece dessas coisas, mais as pessoas que conhecem serão taxadas de "fundamentalistas-retrógrados-ultra-conservadores".

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Católico pela definição que você está querendo dar não existe nenhum sequer!

    ResponderExcluir
  4. Realmente incrível que as pessoas de um modo geral estão se formando cada vez menos, isso em todas as áreas de sua vida.
    Precisamos é ficar atentos para os que lêem um pouquinho mais, e já são taxados de "cabeçudos" só por que citam o CVII, para não acomodar. Só porque se está acima da média não quer dizer que se tem uma boa formação.

    ResponderExcluir
  5. Frei, é lamentável mas concordo com o Senhor. O pior de tudo que as pessoas não se esforçam o mínimo para conhecer a Igreja. A catequese se incomoda apenas em preparar para os sacramentos, e não preparar para a vida cristã, para o bom entendimento do tesouro da igreja.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.