Dos passamentos

/
4 Comentários
Eu não vim falar de César, eu vim enterrar César, porque o mal que um homem faz permanece após sua morte, mas o bem é enterrado consigo. Assim escreveu Shakespeare, colocando estas palavras na boca de Marco Antonio, lugar-tenente de César.

Perguntam-me o que achei da morte de Orlando Fedeli? Todo respeito ao homem, nenhum respeito ao seu ensinamento. Desejo que de todo o coração antes ou no momento derradeiro ele tenha se arrependido de seu cisma e reconhecido o magistério ininterrupto da Igreja , reconhecido a autoridade do Sacrossanto Concílio e dos papas que o endossaram. Oremos por ele. Oremos por ele. A misericórdia de Deus é maior que os cismas.

Espero fortemente que de agora em diante seu movimento cismático perca forças e pare de prejudicar a Igreja com seu ensinamento pervertido. Ah, sim, combatem os libertalóides, mas o inimigo do meu inimigo não é meu amigo, nem meu aliado. Orlando Fedeli é como D. Hélder Câmara de sinal trocado, causou grandes males à Igreja e a à correta compreensão de seu ensinamento. Não importa se você está do outro lado do espectro, infravermelho mata, ultravioleta mata. E não é luz visível que nos permite enxergar e que afasta as trevas. Como disse em outra ocasião, o Diabo tem dois chifres e ataca por dois lados. Triste do homem que quer fugir de um mal, passa pela justa medida e cai no mal oposto! Não se curam escrúpulos com laxismo, nem laxismo com escrúpulos. Se da ponte o carro está caindo pela ribanceira do lado direito, não adianta virar com tudo e cair pelo lado esquerdo! O abismo é um só, caia-se pela esquerda, caia-se pela direita, porque "é estreita a porta da salvação, mas larga a da perdição".

Passados os epitáfios emocionados e apologéticos feitos no calor do sempre triste passamento, o legado de Fedeli passará pelo maior teste, o teste do tempo... no passado tantos foram considerados tanto enquanto vivos, e o que foi da fama deles? Foi-se com a memória da sua obra com o sumiço de sua eloqüência...

Mas o ensinamento da Igreja, puro e ortodoxo há 2000 anos, de todos os papas, de todos os concílios,  este sempre perdura.


Você também pode gostar

4 comentários:

  1. Caro Frei Rojão, salve Maria SSma.
    Com todo o respeito que lhe devo creio ser equivocada a sua afirmação quanto ao "cisma" perpetrado pela Montfort.
    Na mesmíssima linha da FSSPX - esta em comunhão com Roma - a Montfort só fez ecoar o ensinamento perene da Igreja; o qual proclama as mesmas verdades desde antes até agora e para além.
    Como muito repisado, a "chave de interpretação" pela "luz da Tradição" é uma possibilidade recente de "interpretação" dos ensinamentos do CV-II; os quais, diga-se a bem da verdade, gozam de um engajamento mais modesto da autoridade que não o dogmático.
    Tomar o CV-II como super-dogma, declarando anátemas onde não há "uma simpatia imensa para com o mundo moderno" é exagerado e temerário...
    Nesta mesma clave, onde há um simples obséquio de aderência fidedigna, não se pode depreender que o seu declinar de deferência - fartamente provado com o Magistério de antes do CV-II! -implica em cisma e/ou desobediência.
    Sim, sim, se respeite os mortos, mas não nos façamos de moucos ou pusilânimes ao apelo lançado pela luta do prof. Fedeli: restaurar tudo em Cristo, com Cristo e por Cristo!
    Não se trata de inclinação de gosto por uma atitude de enfrentamento, mas da mais altaneira fidelidade que cobra o preço mais alto: a honra da Igreja e a defesa do Papa, mesmo às custas das mais avassaladoras incompreensões - mesmo daqueles que se jura amar e salvaguardar para a maior glória de Deus.
    Com imensa estima;
    Marcus Moreira Lassance Pimenta

    ResponderExcluir
  2. http://fratresinunum.com/2010/06/17/cardeal-alfons-stickler-a-analise-do-%e2%80%9cnovus-ordo%e2%80%9d-feita-por-estes-dois-eminentes-cardeais-nao-perdeu-nada-de-seu-valor-nem-infelizmente-sua-atualidade/

    Caríssimo e digníssimo Frei, salve Maria Imaculada!!!
    Este link aí disposto é para referendar que, mesmo que devagarzinho, a sanidade pela Ortodoxia vai arrombando, com dedo de Anjo, a porta plúmbea do aggiornamento...

    Com estima imensa; MMLPimenta.

    ResponderExcluir
  3. vcs dois são bem estranhos. são ortodoxos, mas tb discordam entre si. vai entender.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.