A conversão de Santo Amúlio I

/
5 Comentários

Contarei agora um pouco da vida de nosso fundador, o gloriosíssimo Amúlio da Sogdiana. Não seguirei mais os Fioretti do Frei Johannes, porque esta parte lá é muito chata. Escreverei com minhas próprias palavras

***


A Sogdiana ou Báctria é um dos lugares mais interessantes do planeta, especialmente depois que você comprou uma passagem para sair de lá. Lugarzinho ordinário, esquecido por Deus. Ah, e a wikipédia está errada na descrição da Sogdiana. Hoje em dia a Sogdiana é o Afeganistão e um pedaço de outros "istão" da ex-URSS, mostrando que realmente é um lugar que evoluiu muito pouco.

Ignora-se o nome original de Santo Amúlio, servo de Deus. Amúlio é apenas um apelido. Depois eu conto. Santo Amúlio era um sagitário cita, um arqueiro montado. Os citas era a denominação genérica dos povos mais bárbaros dentre os bárbaros, viviam nas estepes russas e volta e meia saiam para saquear, estuprar e matar seus vizinhos. Sármatas, getas, alanos e hunos eram citas. Foram os citas que mataram Ciro, rei da Pérsia, quando ele tentou se engraçar com eles. Alexandre o grande atacou a Cítia vindo pela Sogdiana, e ganhou de meia dúzia de bundas-moles da fronteira e disse ter vencido os citas. Na verdade ninguém vencia os citas, porque eram tantos e com tantos nomes que seria o mesmo que atacar os sul-africanos e se dizer vitorioso nos marroquinhos. Ignora-se de que povo cita era Santo Amúlio. Sabe-se que ele nasceu na Sogdiana, depois de que os citas a conquistaram. 

Muitos chamam Santo Amúlio de São Átila, mas isto é apenas confusão devido à proximidade étnica dos hunos e citas e à quase conversão de Átila por um amuliano. Ou vocês pensam que o flagelo de Deus deixou de saquear Roma por carinho com Leão Magno? Mas esta é uma outra história.

Como qualquer aguerrido cita, tornou-se exímio cavaleiro e arqueiro. E na época das inúmeras guerras entre o Império Romano e o Império Persa Sassânida, Amúlio trabalhava como mercenário, ora de um exército, ora de outro.

Basicamente, como um bárbaro, sua vida consistia em roubar, estuprar e matar nas horas vagas do exército. Os mercenários citas se reuniam num grupinho e iam atacar camponeses trabalhadores indefesos. Matavam o pai, estupravam a mãe, queimavam a casa e as colheitas além de vender os filhos como escravos, que tinham assistido ao espetáculo. A vida era boa e simples naquela época. A serviço dos romanos, pegar os persas. A serviço dos persas, pegar os romanos. E sua cota de roubo, saque, incêndio e estupro de quem caísse pelo caminho.

Um belo dia, saindo para matar, pilhar e estuprar com uns companheiros citas e romanos, atacaram uma casa em que a mãe implorou pela vida de seus filhos, dois gêmeos, depois de ver o marido degolado e sendo violentada por todo o grupo. Os  soldados ficaram tocados, menos Amúlio, que estrangulou os gêmeos diante da mãe, e depois arrancou seus olhos e a fez comer, depois a violentou mais um pouco, arrancou sua pele e a degolou com um pequeno canivete, para demorar um pouco mais e sentir a cabeça se soltando do corpo. Amúlio era realmente um bárbaro de primeira classe.

Os companheitos citas ficaram admirados com sua pró-atividade e pegada no serviço, mas os romanos ficaram horrorizados. Que fizesse o que quisesse com as mulheres, elas existiam para isso, diziam, mas não deveria matar os gêmeos diante da mãe. Lembraram de Amúlio, usurpador de Alba Longa, que colocou os gêmeos Rômulo e Remo para o Rio Tibre levar. Desde então apelidaram de "Amúlio", explicando então porque um cita tem um nome latino. O nome pegou e o "Acer Amvlivs", o matador dos gêmeos, apenas crescia em reputação nos exércitos.

CONTINUA


Você também pode gostar

5 comentários:

  1. "...pró-atividade e pegada no serviço..." isso é bárbaro! rsss...

    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Credo. Que história! O_O

    ResponderExcluir
  3. Santo Amúlio não passava de um diabo em pele de homem.Sua conversão é uma farsa,desde de que esse capeta,cão,diabo,energumeno morreu até hoje está ardendo no fogo do inferno.Porque Deus é justo.

    ResponderExcluir
  4. Lutero baixou neste blog também?

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo!!...Frei não,....farsante!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.